Semarh promove capacitação da coleta seletiva na região do Agreste

Atividades compreendem oito municípios que já encerram as atividades dos lixões

Ascom / SemarhSemarh promove capacitação da coleta seletiva na região do Agreste

Semarh promove capacitação da coleta seletiva na região do Agreste

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) segue com as atividades de capacitação para coleta seletiva junto aos municípios alagoanos. A meta é prestar este serviço de orientação em 101 cidades, organizada por regiões, que estão organizadas para construir os aterros sanitários.

A equipe de resíduos sólidos da Semarh vem realizando este trabalho nesta quinta-feira (23) e segue até a sexta-feira (24), em Craíbas, na região Agreste, e compreende os municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Noia, Igaci, Taquarana, São Sebastião e Lagoa da Canoa. Vale ressaltar que todos os municípios envolvidos nesta discussão já encerraram as atividades dos lixões e destinam adequadamente os resíduos na Central de Tratamento do Agreste (CTR).

O planejamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente é promover a capacitação em parceria com as prefeituras até setembro deste ano, contribuindo assim com a gestão correta dos resíduos sólidos, além de gerar economia para as cooperativas de catadores e reciclagem.

Todo o trabalho consiste em explicações sobre o conceito da coleta seletiva, bem como os termos utilizados dentro da temática de resíduos sólidos. Posteriormente, serão formados grupos de trabalhos para fazer um diagnóstico de cada município e analisar a necessidade e a melhor forma de implantar a coleta. No segundo dia de atividades, serão trabalhadas as etapas de implantação da coleta seletiva.

Calendário

A próxima capacitação acontece nos dias 30 e 31, na região da Bacia Leiteira nos municípios que também encerraram os lixões. São eles: Olho D’Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte e Maravilha. Também haverá atividades no mês de abril nas da Zona da Mata e Sertão.

Após finalizar as ações de capacitação, a Semarh irá acompanhar de perto o processo de implantação para saber dos avanços e dificuldades de cada município até que a coleta esteja de fato implantada.

Fonte: Ascom / Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos