HGE vai contar com Protocolo para Atendimento a Vítimas de Acidentes com Material Biológico

Projeto foi elaborado por técnicos do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador

Carla CletoSaúde do trabalhador com foco em acidentes material biologico

Saúde do trabalhador com foco em acidentes material biologico

Sistematizar e orientar condutas, assim como ter um referencial para enfrentar os riscos de exposição a sangue e outros materiais biológicos. Esse é o propósito do Protocolo para Atendimento a Vítimas de Acidentes com Material Biológico, que será implantado no Hospital Geral do Estado (HGE).

Para isso, técnicos do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) estiveram na unidade hospitalar para apresentar o documento aos técnicos e gestores. Por meio desta ação haverá um fluxo para atender as vítimas de acidentes com material biológico, agilizando a assistência e reduzindo sequelas.

De acordo com Gardênia Santana, supervisora do Cerest, o protocolo contribui para a redução dos riscos de transmissão do HIV, hepatite B e da hepatite C. Ela relatou que os acidentes com materiais biológicos atingem 52,9% das notificações.

“Nossa discussão aqui no HGE vem consolidando um trabalho que está sendo feito desde 2015. Neste momento, estamos com a parceria da direção médica, o que nos dá uma segurança e certeza da continuidade do trabalho desenvolvido pela equipe”, salientou.

Ainda de acordo com Gardênia Santana, por meio de um fluxo mais sistematizado, o HGE vai fazer o atendimento dos seus servidores no caso de ocorrerem acidentes com materiais biológicos. “Já no caso de haver a necessidade de uma quimioprofilaxia, o profissional deve ser direcionado ao hospital de referência”, evidenciou Gardênia Santana.

O Hospital Hélvio Auto é referência para os atendimentos com materiais biológicos em Maceió. Em Arapiraca a unidade de referência é a Unidade de Emergência do Agreste e, em Santana do Ipanema, a referência é o Hospital Clodolfo Rodrigues.

Fonte: Ascom / Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos