Sessão reúne entidades pela passagem do Dia Municipal da Síndrome de Down

Como convidados especiais estiveram presentes o ativista e cineasta Alex Duarte a atriz Tathi Piancastelli, que é portadora da síndrome

Ascom Câmaraunnamed

Com o tema ‘Autonomia para uma vida independente’, a Câmara Municipal de Maceió realizou, nesta quinta-feira (23), sessão especial pela passagem do Dia Municipal da Síndrome de Down, conforme Lei nº 5. 832, que tem como autora a vereadora Tereza Nelma (PSDB). O encontro contou com as presenças do ativista Alex Duarte e da atriz Tathi Piancastelli, que é portadora da síndrome. A sessão ainda teve a apresentação do grupo de balé do Centro Inclusivo Genilda Porto, da Pestalozzi de Maceió,dirigido pela professora Ana Rodrigues.

O primeiro a usar a tribuna da Casa foi Alex Duarte, que é graduado em Publicidade e Propaganda, ativista e defensor da causa da síndrome de down há seis anos. É também empreendedor social e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Premiado no Los Angeles Brazilian Festival, o longa-metragem chegará aos cinemas brasileiros ainda este ano.

Duarte se mostrou bastante impressionado como se encara o assunto na capital alagoana. O público, que lotou o Plenário da Câmara, pode ver partes do filme Cromossomo 21.
“Estou encantado com a quantidade de instituições que cuidam das pessoas com deficiência, com síndrome de down aqui em Maceió. Há seis anos estou nessa luta e não há ninguém na minha família com deficiência. Há seis anos também, uma menina com síndrome de down mudou a minha vida. Ela me perguntou se eu tinha amigos, disse que sim; ela retrucou que não possuía amigos e me perguntou se eu podia ser amigo dela. Aquilo transformou a minha vida”, revelou ele, que em 2016 foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo Dia Internacional da Síndrome de Down.

De forma breve, Tatiana Tathi Piancastelli usou a tribuna para agradecer pelo encontro e o convite que lhe foi feito para que pudesse, em Maceió, das comemorações do Dia Municipal da Síndrome de Down.

“Quero agradecer por estar aqui nesse momento muito importante aqui nesta cidade tão bela. A felicidade é enorme. Beijo em todos vocês”, disse a jovem que é a primeira com a síndrome a escrever uma peça de teatro profissional para adultos em que ela também atua com outros dez artistas profissionais em Nova Iorque. De autoria de Tathi, a peça ‘Menina dos Meus Olhos’ foi apresentada em Manhanttan (2013/2015). A atriz também atua na websérie de Alex Duarte, o Geração 21.

Presidente da sessão especial, a vereadora Tereza Nelma também agradeceu a presença de Alex e Tathi e todos os que trabalham no dia a dia com causa de pessoas com deficiência.
“Eu também não tenho familiar com síndrome de down, mas desde sempre essa causa me tocou e eu sou apaixonada. Quando alguém me diz que o filho ou filha nasceu com down, eu respondo: que bom! Porque não há o que lamentar nem nada de ruim para dizer sobre se ter filho com down. Me emociono com um encontro como esse e com a presença da Tathi, do Alex e de todos vocês aqui na Câmara”, destacou a parlamentar. Além dela, também estiveram na sessão, os vereadores Lobão (PR) e Ronaldo Luz (PMDB).

Instituições
Também compuseram a mesa representantes do Instituto Life Donw; Instituto Amor 21; FAM Down, Associação Pestalozzi; Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Conselho Estadual de Pessoa com Deficiência; Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência; e Associação Pestalozzi

Durante a sessão, foi lembrado que Maceió vai sediar, entre os dias 26 a 29 de outubro, o VIII Congresso Brasileiro de Síndrome de Down.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos