‘Reforma da Previdência não altera sistema financeiro de Maceió’, diz Rui Palmeira

João Urtiga / Alagoas 24 HorasDSC_3309

O município de Maceió não deve ser afetado pelas mudanças no texto base da Reforma da Previdência que dirige responsabilidade para estados e municípios no que tange ao pagamento de benefícios de seus fundos financeiros. Segundo o prefeito Rui Palmeira (PSDB), em entrevista concedida ao Alagoas 24 Horas na manhã desta sexta-feira (24), durante a entrega das obras de reforma da Unidade de Saúde da Família (Caic), no Dique Estrada, não haverá transformações na forma de governabilidade.

O gestor informou que não pretende alterar nada em relação à idade e ao tempo de contribuição dos servidores municipais, mas irá buscar um equilíbrio matemático nas contas a fim de evitar rombos futuros. “Não, a gente não pretende mudar nada em relação à idade ou aumento da contribuição do servidor, nada disso está em nosso radar. O que pretendemos fazer é uma modificação na segregação, pois hoje nós temos dois fundos: um com muito dinheiro e poucos aposentados e outro que tem muitos aposentados e pouco dinheiro”, diz Rui Palmeira.

Ainda de acordo com o prefeito, a disparidade pode ser constatada quando se observa o saldo financeiro de cada fundo individualmente. Um deles soma R$ 3 milhões, enquanto que outro chega a R$ 5 milhões.
“O que queremos é dar equilíbrio para garantir uma vida longa ao nosso sistema previdenciário sem comprometer o servidor ou aumentar a alíquota. Esperamos conseguir isso nos próximos dias e encaminhar o texto para a Câmara”, garante.

A decisão de alteração na responsabilidade foi divulgada na última terça-feira (21), quando o presidente Michel Temer (PMDB) tirou da proposta da Reforma da Previdência o controle prévio sobre os gastos com servidores públicos estaduais e municipais. Na oportunidade, o presidente, que havia sido pressionado nas últimas semanas pelas classes trabalhadoras, chegou a exaltar que a decisão reforça o “princípio federativo e a autonomia” dos governantes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos