O mistério sobre a identidade do militar autorizado a fazer ‘cavalinho’ no líder da Coreia do Norte

BBC1

O teste de um motor de foguete da Coreia do Norte no último fim de semana foi seguido pela usual propaganda estatal. Mas uma imagem do líder do país comemorando o feito, reproduzida acima, chamou atenção. Afinal, quem ousaria pular nas costas de Kim Jong-un – e por quê?

Realizado no último domingo, o teste foi considerado um sucesso, um “renascimento” da indústria de foguetes norte-coreana. E uma coisa é certa: Kim Jong-un estava feliz.

Observadores dizem que o homem misterioso não é uma figura política conhecida. Acredita-se que ele teve um papel importante no teste do motor e já havia interagido anteriormente com o líder norte-coreano, como mostraram outras fotos da sequência.

Michael Madden, analista especializado em assuntos norte-coreanos, diz que o uniforme indica se tratar de um oficial de patente intermediária da Força Estratégica do Exército do Povo da Coreia, a KPA, responsável pelos mísseis ofensivos do país.

Quase certamente a imagem é uma encenação, “mas não foi totalmente maquinada ou fabricada”, disse Madden, que trabalha no Instituto EUA-Coreia da Universidade Johns Hopkin, em Washington.

“Foi mais um sinal de permissão e encorajamento do que um momento completamente planejado por um assessor de imagem.”

Em outras ocasiões, filmes de propaganda norte-coreana mostraram cidadãos comuns sendo autorizados a se aproximar de Kim.

‘Amigável e jovial’

O principal objetivo da foto seria reforçar a imagem – para o público interno – de Kim como um jovial homem do povo.

Enquanto ele tenta passar uma imagem internacional de “intransigência”, em casa “a história é diferente”, observa o professor Jae-Cheon Lim, da Universidade de Seul, na Coreia do Sul.

“Sabemos que ele é muito severo com as elites quando não obedecem as suas ordens. Mas, em relação ao povo em geral, sua imagem é amigável e jovial.”

Em outra foto, o mesmo militar aparece sendo abraçado por Kim Jong-un
Em outra foto, o mesmo militar aparece sendo abraçado por Kim Jong-un

Foto: KCNA/Uriminzokkiri / BBCBrasil.com

Isso é bem diferente do que ocorria com seus antecessores, que eram mais temidos do que amados.

“Ninguém ousaria fazer ‘cavalinho’ no pai dele ou no avô”, diz Madden.

O avô, Kim Il-sung, foi o líder da Coreia do Norte desde a fundação do país em 1948 até a data da sua morte, em 1994. Até hoje é chamado de “Presidente Eterno”.

O pai, Kim Jong-il, era chamado de “Líder Supremo” (e também de “Querido Líder”, “Comandante Supremo” e “Nosso Pai”), e a referência à sua figura estava presente em quase todas as esferas da vida diária norte-coreana, promovida por um ferrenho culto à personalidade que não admitia oposição.

Por isso, Kim Jong-il era considerado por muitos estrangeiros o chefe de Estado mais totalitário do planeta.

A foto tem ligação com a imagem que Kim Jong-un vem tentando cultivar – a de que é mais aberto e descontraído que seu pai.

“Ela transmite uma sensação de certa confiança política no seu governo e no seu comando do país. Se ele não se sentisse seguro, não teria autorizado a divulgação da imagem – ele iria parecer distante e frio.”

Líder norte-coreano também foi fotografado brincando e rindo no local do teste
Líder norte-coreano também foi fotografado brincando e rindo no local do teste

Foto: KCNA/Uriminzokkiri / BBCBrasil.com

A foto também indica que Kim está bem de saúde.

Ele foi visto mancando e usando uma bengala em 2014, o que gerou especulações de que estaria sofrendo de gota. No fim do ano passado, voltou a mancar.

Seguindo o exemplo do futebol

Pular nas costas de um companheiro depois de uma vitória – ou seja, fazer um “cavalinho” – é uma comemoração vista mais frequentemente nos campos de futebol do que nas fotos de propaganda da Coreia do Norte.

Mas Kim Jong-un é famoso por adotar uma abordagem comum ao gerenciamento esportivo quando se trata dos programas de desenvolvimento de armas do país.

“Quando é realizado um teste, o pessoal civil e militar é orientado a se comportar como se estivesse numa competição esportiva – algumas vezes se ganha, em outras se perde”, explica Madden.

“Eles não ‘vencem’ ou atingem as exigências técnicas todas as vezes e, quando ‘perdem’, estudam seu desempenho e o que aconteceu.”

Clima de festa: Kim Jong-un com o mesmo militar que pôde subir nas suas costas
Clima de festa: Kim Jong-un com o mesmo militar que pôde subir nas suas costas

Foto: KCNA/Uriminzokkiri / BBCBrasil.com

Apesar de toda a sua espontaneidade artificial, isso não quer dizer que Kim Jong-un não esteja feliz de verdade na foto.

O professor Lin destaca que ele tem bons motivos para comemorar o aparente sucesso do teste com o motor de foguete, que o deixa mais perto dos seus objetivos nucleares – e de parte do seu legado.

“Nos anais da propaganda norte-coreana, seu avô foi o libertador da Coreia durante uma guerra de guerrilha contra o Japão. Seu pai o sucedeu e manteve o regime mesmo diante da pobreza da população”, explica.

“Kim Jong-un tornou-se líder rapidamente e ainda não tem no currículo conquistas importantes.”

“Se a Coreia do Norte se tornar uma potência nuclear, esta será a sua conquista”, disse.

Fonte: BBC Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos