Semana da Água: órgãos municipais passam por vistoria

Lucas Alcântara / Ascom SemdsEstudantes do Senai foram recebidos pelo prefeito Rui Palmeira após a vistoria no gabinete.

Estudantes do Senai foram recebidos pelo prefeito Rui Palmeira após a vistoria no gabinete.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) segue com as ações de educação ambiental do projeto A Gota D’Água, planejado pelo órgão em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março. Dentro da programação, uma das atividades que estão sendo executadas é a vistoria nas sedes administrativas de repartições da Prefeitura, onde estudantes do curso técnico de Edificações do Senai avaliam a estrutura hidráulica para identificar se há infiltrações ou vazamentos.

Nesta sexta-feira (24), os alunos estiveram no gabinete da Prefeitura, no bairro Pajuçara, e na sede da Procuradoria Geral do Município (PGM), no Centro. No gabinete, eles foram recebidos pelo prefeito Rui Palmeira, que os parabenizou pelo trabalho e ressaltou a importância da ação. Segundo o gestor, a vistoria colabora para evitar o desperdício de água nas repartições e também contribui na prática com a formação dos jovens.

Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres acompanhou o início das vistorias no gabinete e na PGM. O gestor lembrou que, com a avaliação feita pelos estudantes, será emitido um relatório com os serviços que devem ser realizados nas secretarias. “Além deste trabalho, estamos com ações no Parque Municipal de Maceió, onde grupos estão participando de trilhas pedagógicas e aprendendo sobre a preservação das nascentes, os cuidados com a Mata Atlântica, com o meio ambiente em geral”, disse.

Lucas Alcântara / Ascom SemdsApós a vistoria no gabinete, os estudantes seguiram para a sede da PGM, no Centro.

Após a vistoria no gabinete, os estudantes seguiram para a sede da PGM, no Centro.

O secretário-adjunto de sustentabilidade, Fábio Palmeira, também ressaltou a necessidade das vistorias. “Compartilhar essa iniciativa com os servidores irá refletir na mudança de hábitos e cuidados em suas casas, no uso correto desse recurso natural tão precioso. É necessário entender que o ato de esquecer uma torneira pingando ou adiar o conserto de um pinga-pinga, desperdiça em um dia cerca de 46 litros de água. Em um ano, esse desperdício chega a 16.500 litros. Se 10 mil famílias evitassem deixar uma torneira pingando, a água economizada em um ano poderia abastecer a população de Maceió durante um dia”, ressaltou Palmeira.

Programação

As ações do projeto “A gota d’água” tiveram início na quarta-feira (22) com uma palestra para alunos do Sesi Senai Ebep , parceiro da iniciativa. A programação segue até o dia 31 com a vistoria em órgãos municipais e trilhas guiadas no Parque Municipal de Bebedouro, onde alunos de diversas escolas estão sendo alertados sobre a importância da preservação das nascentes e matas ciliares.

Ainda no Parque, o projeto também promove o plantio de mudas com a participação de estudantes e haverá a manutenção do Riacho do Silva, que passa pela unidade de conservação, por meio de um trabalho conjunto com a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum).

Fonte: Ascom / Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos