Embaixada da Espanha oferece formação gratuita na língua estrangeira para professores da rede pública em Alagoas

Curso realizado em parceria com a Seduc, acontece até sexta-feira (31), no Cenfor, no Cepa. Interessados ainda podem inscrever-se até esta segunda-feira (27) pelo email praticas.curriculo@educ.al.gov.br.

José Demétrio Fotos José Demétrio (14)

A Embaixada da Espanha no Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está oferecendo formação gratuita na língua estrangeira aos professores das redes públicas. O curso será realizado até sexta-feira (31), no Centro de Formação Professor Ib Gatto, no Cepa. Interessados ainda podem inscrever-se até esta segunda-feira (27) pelo email praticas.curriculo@educ.al.gov.br, onde solicitam ficha de inscrição.

O curso tem como foco a importância do léxico e o ensino e aprendizagem do Espanhol, abordando em seu conteúdo programático como ensinar léxico, com técnicas de ensino e estratégias de aprendizagem; recursos digitais, ferramentas e metodologias de apoio à classe de língua espanhola; O cinema na classe de língua estrangeira; a transição espanhola da democracia através de textos históricos; A Espanha de Cervantes e o refrão na literatura popular; e o caminho de Santiago, um símbolo da identidade europeia.

De acordo com a técnica da Superintendência de Rede da Seduc, Kátia Vieira, a formação integra o plano anual de capacitação aos docentes da rede estadual, e terá carga horária total de 30h, ministrada pelo professor Ángell Sánchez. Ela informou ainda que a certificação será emitida pela Embaixada e Seduc.

Além do conteúdo em sala de aula, os participantes terão acesso a uma plataforma disponibilizada pela Embaixada, com disponibilidade de conteúdos diversos.

Oportunidade

Mesmo neste momento de discussões acerca do ensino desta língua estrangeira no país, pontuada pelos participantes, estes comemoram a realização do curso, pelo conhecimento a ser agregado e possibilidade de mobilização e motivação entre docentes e discentes.

É o que explica Alex Tenónio, professor das Línguas Inglesa e Espanhola da Escola Estadual Quintella Cavalcante, em Arapiraca. “Esta é a primeira formação que recebo pela rede após dez anos no quadro efetivo. Fiquei até surpreso, mas logo confirmei minha participação, não podia perder. E o curso é muito bom, um conhecimento que vai além, o léxico, como adquirir palavras e levar isto ao aluno, como despertar nele o interesse pela língua, de forma atrativa e não mecânica. Para isto precisamos estar motivados e amarmos o que fazemos e aqui é uma excelente oportunidade”, declara.

Quem comemorou também por ter sido contemplada foi a professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Eronilma Barbosa. “É uma iniciativa extremamente positiva e parabenizo à equipe de formação de docentes da Seduc. Mesmo neste momento preocupante com relação ao futuro da educação espanhola no país, acredito que mais iniciativas como esta possam fortalecer e ressaltar a importância desta língua. A proposta do curso é muito boa e ainda pela oportunidade de falar e desenvolver a performance linguística. Quem sabe a partir desta possam surgir outras”, comemora.

Os interessados podem obter mais informações também pelo telefone 3315-1275.

Fonte: Ascom SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos