Portal Alagoas em Dados reúne notas sobre dados socioeconômicos alagoanos

Referência em todo o país, plataforma é reconhecida pelo volume de dados do Estado disponíveis

Minne Santos / Ascom SeplagPortal Alagoas em Dados reúne notas sobre dados socioeconômicos alagoanos

Portal Alagoas em Dados reúne notas sobre dados socioeconômicos alagoanos

Ter acesso a todas as informações e dados socioeconômicos do estado de Alagoas dando apenas um clique já é algo possível. Isso porque, graças ao portal Alagoas em Dados, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), qualquer pessoa que tiver a curiosidade ou que queira consultar esses dados, já pode fazer isso sem nenhum problema.

Na plataforma, estudantes, pesquisadores e a própria população encontrarão informações como o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o Produto Interno Bruto (PIB), a localização de órgãos estaduais, dados do Samu, delegacias de polícia, escolas, além de mapas gerais do Estado.

“O Alagoas em Dados e Informações é um portal interativo para consulta e utilização de dados e informações socioeconômicas de Alagoas. Ele foi desenvolvido para que qualquer pessoa possa, por meio de notas técnicas, conhecer um pouco mais sobre a economia e a sociedade alagoana”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, Thiago Ávila.

Atualmente, o portal Alagoas em Dados é considerado de referência no País justamente por ter todos os dados atualizados e por manter a transparência e a acessibilidade como itens obrigatórios.

“Já são mais de 900 publicações na plataforma, que incluem mais de 600 planos de informações geoespaciais como mapas, imagens de satélite e arquivos de geolocalização, e mais de dois mil dados estatísticos. Desde a sua criação, já foram mais de três mil informações sobre Alagoas inseridas no portal”, completa Ávila.

O secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, avalia que o Alagoas em Dados é, sobretudo, uma ferramenta importante para o fomento da pesquisa e da transparência na administração pública. Para ele, um dos grandes diferenciais da plataforma é a política de acesso livre utilizada na plataforma.

“É necessário que o Estado fomente a produção de pesquisas dando subsídios para isso. O Alagoas em Dados é um bom exemplo neste sentido. Hoje, com a política de acesso livre, todos os conteúdos publicados no Portal podem ser utilizados pela população.  É cada vez mais claro que o Governo tem tido um compromisso com a transparência das informações públicas”, completa Fabrício Marques Santos.

Internacional

E se engana quem pensa que o site é considerado apenas no Brasil. Desde 2016, o Alagoas em Dados faz parte dos dois maiores catálogos de portais de Dados Abertos do mundo: o DataPortals.org e o CKAN Instances.

“Do ponto de vista prático, esta catalogação coloca o Estado de Alagoas em um patamar de projetos internacionais como o Data.gov – catálogo de dados do Governo dos Estados Unidos-, Data.gov.uk – do Governo do Reino Unido – , PublicData.eu – da União Europeia – , dentre muitas outras iniciativas internacionais, além do portal brasileiro Dados.gov.br”, ressalta Thiago Ávila.

Para conhecer o Portal Alagoas em Dados e ter acesso aos dados coletados pela Seplag, acesse o site www.dados.al.gov.br.

Fonte: Ascom / Seplag

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos