Governo do ES registra 1ª morte por febre amarela na Grande Vitória

Caso foi registrado em Cariacica. Informação foi divulgada pela secretaria de Saúde do estado nesta segunda-feira (27).

Divulgação/ Sesaimg-20170118-wa0024_1

A região metropolitana de Vitória teve a primeira morte por febre amarela confirmada. O caso foi registrado no município de Cariacica, segundo o boletim divulgado pela secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) nesta segunda-feira (27).

A Sesa não informou a identidade da vítima, nem o local onde ela foi infectada, se foi zona rural ou urbana. Ainda segundo a secretaria, o estado tem registrado queda no número de notificações de casos suspeitos da doença.
O Espírito Santo tem enfrentado um surto de febre amarela desde que o primeiro caso foi confirmado em janeiro. A primeira morte causada pela doença foi confirmada no dia 30 de janeiro e aconteceu em Ibatiba. Desde então, foram 37 mortes contabilizadas. Elas estão concentradas na região Sul, Serrana e Noroeste do estado.
Para combater a doença e imunizar a população, uma campanha de vacinação aconteceu na maioria dos municípios. As prefeituras organizaram mutirões e até o momento 2.596.368 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela em todo o estado. Isso representa 72,56% da população.
A Sesa informou que, até o momento, foram distribuídas 3.332.030 doses para todo o estado.
Segundo o Ministério da Saúde, por enquanto, não há confirmação de que a febre amarela tenha chegado às áreas urbanas, onde a transmissão iria ocorrer por meio do Aedes aegypti. Todos os casos ocorreram em áreas rurais, de mata ou silvestres, atingindo municípios do interior dos estados, de acordo com o Ministério da Saúde. Nessas regiões, os mosquitos que transmitem a doença são o Sabethes e o Haemagogus.
Balanço da febre amarela no estado
Até a sexta-feira (24), o estado já havia recebido 344 notificações de suspeita de febre amarela. Desse número, 115 casos foram confirmados, 73 descartados e 37 evoluíram para óbito.

Morte de macacos
Segundo o governo do estado, a secretaria de Saúde recebeu a notificação de mortes de macacos em 52 municípios, dos quais 21 municípios tiveram amostras confirmadas para febre amarela.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos