Seminário discute empoderamento político da mulher nordestina

Encontro promovido pela Semudh acontece sexta-feira (31), e contará com a presença da secretária Nacional de Políticas para as Mulheres

Divulgação Seminário Mulheres Nordestinas

Seminário Mulheres Nordestinas

Cerca de 200 mulheres devem participar do Seminário Mulheres Nordestinas, que será realizado pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres , nesta sexta-feira (31), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá.  O empoderamento político da mulher nordestina como ferramenta de enfrentamento à violência é um dos propósitos do evento que reunirá mulheres de vários estados da região, além de parlamentares e ministros de Estado.

O seminário pretende discutir, de forma particular, a questão da mulher nordestina, com foco na ampliação do espaço feminino na atualidade.  Entre os temas a serem abordados estão: Políticas para as Mulheres do Sertão, Cidadania e inclusão Social e Desafios e Perspectivas para as Mulheres. As palestras terão como mediadora a secretária da Mulher do Estado de Pernambuco e entre as debatedoras a secretária Nacional, Fátima Pelaes.

Na oportunidade, o Ministério da Saúde promoverá rodas de conversa sobre a saúde das mulheres nordestinas.  A Violência contra a mulher e suas múltiplas formas; Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva e Direito Sexual e Direito Reprodutivo são temas norteadores dos debates.

Para a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Claudia Simões, que irá falar sobre saúde mental, o momento será uma excelente oportunidade para a construção de políticas públicas cada vez mais eficazes. “Nós mulheres nordestinas temos nossas peculiaridades e podermos discuti-las durante esse encontro, com as várias lideranças, possibilitará a implementação de políticas públicas cada vez mais acertivas ”.

A importância e o fomento da autonomia econômica e da economia solidária também serão discutidos por representantes dos Ministérios da Integração, do Trabalho e do Meio Ambiente. O momento contará ainda, com a presença da direção do Instituto Avon, na Região Nordeste, que fará uma apresentação sobre empreendedorismo feminino e a relevância da autonomia econômica e da autoestima para a superação da violência.

As inscrições para o seminário devem ser feitas pelo  www.semudhal.blogspot.com e estão limitadas a 200 participantes

Fonte: Ascom / Semudh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos