Prefeitura discute parceria com Ufal para obra de contenção costeira

Ascom/ SeminfraRepresentantes da Ufal e Seminfra durante reunião sobre contenção costeira

Representantes da Ufal e Seminfra durante reunião sobre contenção costeira

Representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) reuniram-se nesta terça-feira (28), no gabinete do gestor da Seminfra, Ib Brêda, para discutir a elaboração de um convênio entre as duas instituições. A finalidade desta parceria é a realização de estudo e relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) na orla marítima de Maceió.

De acordo com o secretário Ib Brêda, a execução das obras de contenção costeira só pode ser realizada após elaboração do diagnóstico ambiental da área. “Nós procuramos a Universidade para firmar essa parceria na elaboração desses estudos, que exigem especialistas de diversas áreas e dados técnicos detalhados. Essa reunião é um primeiro momento desta parceria, que tem como objetivo final a execução de obras de proteção costeira na nossa orla”, explica o secretário.

Segundo a professora de engenharia civil da Ufal Aline Espíndola, inicialmente, a ideia é a realização de um projeto de extensão envolvendo uma equipe multidisciplinar de profissionais. “A Seminfra vai reunir todas as necessidades reais e nós vamos analisar a melhor maneira de auxiliar. Neste primeiro momento, pensamos em um projeto de extensão, mas vamos conversar com professores de outras áreas para que possamos contribuir da forma mais adequada”, explicou a professora.

Atualmente, a orla de Maceió possui o sistema de bolsacreto, um dos processos da engenharia utilizados para amenizar o impacto da maré sobre a área urbanizada.  A ideia é que com a conclusão do relatório de impacto ambiental, também sejam apontadas outras soluções para a contenção costeira.

Fonte: Ascom / Seminfra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos