Jovens assistidos pela Semas farão cursos técnicos em Turismo

Ascom / SemasTécnicos da Semas, Semtur e Senac nas ações de planejamento do Turismo do Saber Social

Técnicos da Semas, Semtur e Senac nas ações de planejamento do Turismo do Saber Social

O Projeto Turismo do Saber Social vai continuar com as ações durante este ano. A novidade em 2017 é a participação de cerca de 150 jovens de seis unidades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e das Unidades do Serviço de Acolhimento Institucional que atendem adolescentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em cursos de Turismo que serão ofertados gratuitamente pelo Senac.

As parcerias entre a Semas, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), idealizadora do projeto, e o Senac, foram formalizadas numa reunião que contou com a participação de técnicos das três instituições. A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, diz que a iniciativa é uma forma de investir na formação dos jovens que têm que conviver dia a dia com a vulnerabilidade social.

“A oportunidade de os jovens assistidos pelos equipamentos sociais da Semas participarem de cursos de formação na área de turismo é primordial para que eles possam deixar a condição de vulnerabilidade social e possam investir na formação profissional para melhorar a qualidade de vida deles e das famílias”, diz a gestora.

O coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas, Luiz Henrique Alves Pinto, diz que o resultado dessas parcerias é muito gratificante para a política de Assistência Social de Maceió. “A oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para os adolescentes dos Serviços de Convivência e do Acolhimento Institucional da Semas é uma oportunidade concreta dos jovens saírem da condição de vulnerabilidade social”, esclarece Henrique.

A programação do Turismo do Saber Social de 2017 já foi fechada. As ações serão realizadas a partir do dia 11 de abril e vão ser finalizadas no dia 8 de novembro. Os jovens vão participar de palestras de sensibilização sobre o Turismo na Capital e vão receber orientações sobre o meio ambiente.

Os adolescentes vão conhecer os pontos turísticos de Maceió com visitas aos atrativos como a orla marítima e o Parque Municipal, em Bebedouro. E vão participar dos cursos gratuitos de formação em turismo ministrados pelos técnicos do Senac.

Este ano, as ações do Turismo do Saber Social vão contemplar os Serviços de Convivência dos Cras Santos Dumont, Denisson Menezes, Terezinha Normande, Bela Vista e os Núcleos do Juvenópolis e do Lar São Domingos, além das Unidades do Serviço de Acolhimento Institucional da Semas que assistem aos adolescentes.

No encontro que formalizou as parcerias com a Semtur e o Senac, a Semas foi representada pela diretora de Proteção Social Básica e Transferência de Renda, Carla Barros, a coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional, Sônia Ivanoff, o coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Luiz Henrique Alves Pinto, o coordenador do Cras Sônia Sampaio, Ricardo Rodrigues, o técnico Alderir Souza e o representante do Núcleo do Lar São domingos.

Edição de 2016

O técnico da Semas Alderir Souza acompanhou a realização do Turismo do Saber na edição do ano passado. As ações consistiram na realização de palestras com os jovens dos Serviços de Convivência e na realização de passeios aos pontos turísticos de Maceió.

A garotada também visitou o Parque Municipal, em Bebedouro, onde ocorreram apresentações culturais realizadas pelos próprios jovens que fazem parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas.

Fonte: Ascom / Semas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos