Câmara isenta consumidor da taxa de estacionamento em estabelecimentos comerciais

Projeto de lei define que consumo nesses estabelecimentos deve ser 10 vezes superior ao valor da taxa cobrada pelo estacionamento para se garantir a isenção

Câmara/Ascomunnamed

A Câmara Municipal de Maceió aprovou isenção aos consumidores do pagamento da taxa de estacionamento em shoppings, hipermercados e supermercados de Maceió. Segundo o Projeto de Lei de autoria do vereador Silvânio Barbosa (PMDB), o cliente deixará de pagar se realizar compras em um valor 10 vezes superior ao que é cobrado pelo estabelecimento comercial. O projeto ganhou apoio da maioria dos vereadores da Casa de Mário Guimarães, que o aprovaram por 13 votos favoráveis, três contrários e um em branco.

“Gostaria de parabenizar o vereador Silvânio Barbosa pela inspiração do projeto porque é absurdo o consumidor ir a um shopping, por exemplo, consumir às vezes valores consideráveis e, ainda, ser obrigado a pagar taxas que nunca são menores que R$ 6,00. Por isso, quero logo antecipar meu voto favorável ao seu projeto”, declarou daa Tribuna, o vereador Samyr Malta (PSDC).

“Acredito, vereador Silvânio Barbosa, que essa é uma iniciativa que, apesar das nossas divergências políticas e ideológicas, nos une em torno do melhor para a população. Concordo com o colega Samyr Malta e vejo que é fora de propósito a sociedade pagar valores tão altos para estacionar os carros em locais onde nós vamos consumir, como em shopping e supermercados, por exemplo”, destacou Zé Márcio Filho (PSDB).

Outro que fez questão de declarar o voto ainda em sua fala na Tribuna da Casa foi o vereador Siderlane Mendonça (PEN). “Também quero deixar de lado qualquer diferença que possamos ter e dizer que o projeto do colega Silvânio Barbosa é um serviço prestado por esta casa parlamentar à sociedade maceioense. Desde já, quero parabenizar o vereador e dizer que tem meu apoio”, afirmou o parlamentar.

Para a vice-presidente da Câmara, vereadora Silvania Barbosa (PRB), a medida é extremamente positiva, já que não deixa de ser um fator que estimula o consumidor a ir às compras. “Claro que muita gente pensa duas vezes antes de ir a uma loja que cobra pelo estacionamento. A partir de agora não, o consumidor não mais será penalizado com essa cobrança”, argumentou.

O autor do projeto agradeceu o apoio e lembrou que em nenhum momento o Parlamento municipal está interferindo na iniciativa privada. “Este é um projeto que trata do direito do consumidor, que regulamenta um serviço prestado à população. Não é um projeto de um vereador apenas, mas do Poder Legislativo de Maceió, já que aprovar a isenção é uma decisão colegiada. Uma prova de que apesar de todas as divergências, estamos pensando em conjunto pelo melhor do maceioense”, destacou.

Com isso, a Câmara torna lei uma tendência de grandes empresas no Brasil de liberar os clientes do pagamento de taxas adicionais, como a de estacionamento, quando consomem nos respectivos estabelecimentos comerciais.

VETOS – O PL de Silvânio Barbosa foi um entre os 15 vetos totais e parciais, do Poder Executivo, que foram apreciados na sessão ordinária desta quarta-feira (5). Na sessão da terça-feira (4), os vereadores analisaram outros 14 vetos e nesta quinta, devem continuar a apreciação. Todo os vetos são referentes a projetos da legislatura passada. Eles trancam a Ordem do dia da Câmara Municipal, que só poderá debater e votar novos projetos, quando a pauta de vetos for zerada.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos