Defesa Civil mobiliza órgãos municipais em ação preventiva

Ascom / SemdsSecretário Gustavo Acioli Torres, titular da Semds, e Dinário Lemos participaram de reunião com gestores da Prefeitura

Secretário Gustavo Acioli Torres, titular da Semds, e Dinário Lemos participaram de reunião com gestores da Prefeitura

Com a previsão de chuva para os próximos dias, quando o volume de águas pluviais na capital deve ser de nível moderado a forte, a Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil mobilizou órgãos municipais da Prefeitura de Maceió de forma preventiva para garantir a segurança e a assistência à população no caso de emergências. Em reunião realizada nessa terça-feira (11), no gabinete do Prefeito, representantes de secretarias e superintendências de serviços do Município foram alertados e discutiram sobre o plano de ação para o atendimento de famílias.

Segundo reforça o secretário-adjunto especial de Defesa Civil, Dinário Lemos, a mobilização dos órgãos da Prefeitura é um trabalho contínuo, que já faz parte do planejamento estratégico anual a partir da execução da Operação Inverno com a participação de diversas pastas, a exemplo da Infraestrutura (Seminfra), Limpeza Urbana (Slum), Assistência Social (Semas), Iluminação (Sima) e de Transportes e Trânsito (SMTT). Dinário acrescenta que a integração das secretarias e superintendências garante um atendimento imediato e previne riscos.

“Fizemos a reunião como parte de um planejamento que já seguimos. É um momento de reforçar as atribuições de cada órgão que integra a Operação Inverno para que, no caso de uma emergência, possamos agir de imediato, retirar as famílias da situação de risco e encaminhá-la para a assistência adequada, em segurança. A pesar da previsão de chuva de nível moderado a forte, o volume de águas pluviais esperado está dentro da normalidade. De toda forma, permanecemos em alerta e estamos à disposição da população”, disse.

De acordo com dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Semarh), a previsão para esta quarta-feira (12) é de tempo com variação de nebulosidade com chuvas isoladas. Para quinta-feira (13), a previsão é de chuva moderada a forte, intensificando na sexta-feira (14) com possibilidades de rajadas de vento. As chuvas, segundo a Sala de Alerta, são decorrentes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI).

Já nesta quarta-feira (12), Dinário Lemos esteve na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semd), órgão ao qual a Defesa Civil está vinculada e integra a estrutura administrativa da pasta. Durante a visita, o secretário-adjunto recebeu o veículo que dará suporte às ações, garantindo celeridade no atendimento de demandas e vistorias que fazem parte da rotina.

“A partir da reforma administrativa, quando a Defesa Civil foi transformada em Secretaria Especial da Semds, iniciamos uma estruturação organizacional. Isso nos dá maior folego para acompanhar e assistir a população conforme as nossas atribuições”, acrescentou Dinário.

Monitoramento

A Defesa Civil conta com a participação da comunidade no trabalho de monitoramento, parceria que ocorre por meio dos Nudecs – Núcleos de Defesa Civil. O órgão vinculado à Semds está à disposição de todos os cidadãos e, segundo orienta Dinário Lemos, quem se sentir ameaçado deve acionar as equipes pelo número 0800 030 6205.

Além do 0800, de segunda a sexta, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 3315-1437 e, aos finais de semana, a orientação é procurar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Para atendimento presencial, a Defesa Civil Municipal fica na Rua Marques de Pombal, s/n, Vergel do Lago (referência: Em frente ao Conselho Tutelar do Vergel, próximo à Praça Padre Cícero). O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Ascom / Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos