Projeto Ações Culturais inicia planejamento de atividades

Ascom / FmacReunião com a produtora e integrante do coletivo PopFuzz, Nina Magalhães

Reunião com a produtora e integrante do coletivo PopFuzz, Nina Magalhães

Música, folguedo, cultura afro e dança são algumas das expressões culturais disseminadas na capital alagoana por meio do Ações Culturais para Maceió. Nos últimos dias, a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) realizou uma agenda de reuniões para planejar a execução das próximas atividades do projeto, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura e tem levado apresentações de grupos e artistas locais para localidades de todas as oito regiões administrativas de Maceió desde outubro de 2015.

Em 2017, o Ações Culturais para Maceió deve promover shows musicais dos cantores Júnior Almeida e Geraldo Cardoso, além de oficinas e apresentações culturais em bairros como Benedito Bentes e Garça Torta. Serão investidos R$ 940 mil na execução de todas as atividades do projeto. De acordo com a diretora de projetos culturais da Fmac, Flávia Chasan, o órgão aguarda o repasse da segunda parcela do recurso federal para dar continuidade à programação.

“O projeto Ações Culturais estava previsto para acontecer durante dois anos. A segunda parcela do convênio no valor de R$ 442 mil deveria ser depositada pelo Ministério da Cultura em outubro de 2015, mas até agora não chegou. Infelizmente, isso atrasou a continuidade das atividades”, informou a diretora.

O Ocupe a Praça é uma das iniciativas colocadas em prática por meio do convênio da Fmac com o Ministério da Cultura. Ao longo do ano passado, o projeto levou apresentações musicais e 19 oficinas de formação cultural a bairros localizados em todas as regiões administrativas de Maceió. Segundo a produtora cultural e integrante do coletivo PopFuzz, que é responsável pelo Ocupe a Praça, Nina Magalhães, o planejamento das ações contou com a participação ativa da população.

“Vamos voltar com a execução de mais cinco oficinas na Garça Torta, Benedito Bentes e Graciliano Ramos. Antes de percorrermos a cidade, fizemos um levantamento dos oficineiros que atuam em Maceió. Em cada região, a própria comunidade escolheu três temas de interesse e a partir disso definimos quais oficinas seriam trabalhadas”, disse a produtora cultural.

O cantor alagoano Júnior Almeida já realizou quatro shows por meio do projeto e planeja mais três apresentações para este ano. Para a sócia-diretora da empresa Sue Chamusca, que é responsável pela organização e execução dos shows, Silvana Valença, o projeto Ações Culturais para Maceió contribui com a propagação das manifestações culturais e artísticas na capital alagoana.

“A pluralidade cultural de Maceió é muito grande. Então, através desse projeto, várias nuances da cultura local estão recebendo espaço para divulgação. São ações abertas ao público que alcançam, inclusive, populações menos abastecidas da cidade”, destacou Silvana Valença.

O cantor Geraldo Cardoso também se prepara para levar o autêntico forró nordestino a localidades da parte alta de Maceió. Com a chegada do recurso do convênio, o artista vai realizar mais três apresentações. “Eu fico muito feliz por poder participar desse movimento cultural e vai ser muito importante levar a nossa arte a comunidades carentes do Benedito Bentes e de outras regiões”, afirmou o cantor.

Com a execução do projeto, a Prefeitura cumpre as metas do Plano Municipal de Cultura ao promover a formação, difusão e circulação cultural de grupos e artistas locais.

Fonte: Ascom / Fmac

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos