Prefeitura alerta sobre descarte irregular de lixo

Cuidar da cidade é tarefa da Prefeitura de Maceió e também do cidadão. Com a chegada da quadra chuvosa, precisamos ficar ainda mais atentos com o lixo descartado nas ruas.  Isto porque 90% dos problemas com galerias de águas pluviais são ocasionados pelo excesso de lixo.

Segundo o gestor da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Ib Brêda, as equipes do órgão trabalham diariamente com serviços de drenagem, mas é preciso que também haja consciência por parte da população. “Nossas equipes têm encontrado todos os dias uma grande quantidade de lixo obstruindo as galerias. Nessa época de chuva, esse problema é ainda maior, pois dificulta bastante o escoamento da água. Além de plásticos, já foi encontrado pedaços grandes de isopor e até um colchão”, destacou o secretário.

O Centro da cidade é um dos locais que sofrem com o descarte irregular. Para se ter uma ideia, em menos de uma semana de trabalho, as equipes que estão fazendo a limpeza de galerias no calçadão do comércio retiraram um container de lixo obstruindo as galerias do local. “Atendendo a uma demanda antiga da população e da Aliança Comercial, nós estamos recuperando o piso do calçadão e fazendo a recuperação das galerias, desobstrução e limpeza. Impressiona a quantidade de lixo encontrado. Com a chegada das chuvas, precisamos de mais colaboração dos cidadãos, pois as demandas aumentam e todos nós podemos colaborar”, ressaltou.

Segundo o coordenador geral de drenagem, Esdras Maia, o material plástico é o campeão quando o assunto é obstrução de galerias. “O que mais encontramos são os plásticos, como garrafa pet e copo descartável. Esse material vai direto para a boca de lobo, consequentemente entope as galerias”, explica o coordenador.

Fonte: Ascom / Seminfra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos