Programa reinsere dependentes químicos recuperados ao mercado de trabalho

Ascom / SeprevPróximo encontro será realizado no dia 8 de maio, em Matriz do Camaragibe.

Próximo encontro será realizado no dia 8 de maio, em Matriz do Camaragibe.

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) continua apresentando as possibilidades de reinserção social e produtiva para dependentes químicos recuperados em uma das comunidades vinculadas à Rede Acolhe. Na noite de segunda-feira (24), foi a vez dos ex-acolhidos de Maceió conhecerem o programa que vai reinseri-los no mercado de trabalho.

Com o auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Poço, praticamente lotado, os participantes do encontro foram instruídos sobre a Lei 7.865/2017, que institui a política estadual de reinserção produtiva para dependentes químicos recuperados, gerando vagas para contratos de trabalho.

Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, este primeiro encontro com os dependentes químicos recuperados de Maceió serviu para alertá-los sobre as possibilidades e para somar os esforços de todos em prol da reinserção social e produtiva. “O governador Renan Filho, ao sancionar esta lei, criou um ambiente propício para o incentivo à recuperação e à manutenção dos dependentes químicos longe do convívio com as drogas”, destacou.

De acordo com a lei, de autoria do deputado estadual Carimbão Júnior, órgãos da administração estadual direta ou indireta devem estabelecer, em contratos com entidades privadas, um percentual mínimo de vagas de trabalho para dependentes químicos recuperados.

“Estamos trabalhando na regulamentação desta lei, que vai nos orientar sobre os critérios que devem ser seguidos pelos dependentes químicos recuperados. Afinal de contas, os beneficiados por este programa também terão seus deveres para que sejam inseridos no cronograma de atividades”, explicou o gerente de Prevenção e Reinserção da Seprev, Márcio Santos.

Entre os deveres que terão que ser seguidos pelos beneficiados estam a participação ativa em grupos de autoajuda da Seprev, capacitações e treinamentos específicos, dentre outros.

Para o dependente químico recuperado, Jeremias da Silva, que atualmente trabalha como funileiro automotivo, o programa vem como um incentivo a mais para os dependentes químicos que estão em processo de tratamento. “Ao saber que quando for sair de uma comunidade acolhedora ele vai ter uma perspectiva melhor do que quando entrou é muito mais motivador. É uma expectativa a mais para quem realmente quer se livrar das drogas”, disse.

O encontro para apresentação do programa contou ainda com a participação de representantes e acolhidos das comunidades Instituto Nova Vida, Nova Jericó, Mãe Rainha e Associação Católica Emissários de Jesus, além de representantes do Conselho Tutelar da região e da sociedade civil.

Além de Maceió, já foram realizados encontros para apresentação do programa nas regiões dos municípios de São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Arapiraca e Girau do Ponciano. O próximo encontro será realizado no dia 8 de maio, em Matriz do Camaragibe.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos