MPE/AL solicita ao Instituo do Meio Ambiente de Alagoas projeto para realizar adequação ambiental em escolas públicas

Ascom / MPE-ALMPE/AL solicita ao Instituo do Meio Ambiente de Alagoas projeto para realizar adequação ambiental em escolas públicas

MPE/AL solicita ao Instituo do Meio Ambiente de Alagoas projeto para realizar adequação ambiental em escolas públicas

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 3ª Promotoria de Justiça Coletiva da Fazenda Estadual, realizou, nesta terça-feira (25), uma reunião com representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). O objetivo é a elaboração de uma proposta para adequação ambiental das 14 escolas públicas estaduais contempladas com o projeto “Fale, Educação!”.

De acordo com a promotora de Justiça Cecília Carnaúba, ficou determinado que a instituição ambiental confeccionará um projeto matriz, que servirá de norte para as adaptações necessárias em cada unidade de ensino.

“As escolas deverão ter uma perfeita compatibilidade com o meio ambiente. Esse projeto, que nos será apresentado até o próximo dia 10 de maio, conterá todos os critérios para que esta compatibilização seja concretizada. Além disso, também será apresentado um cronograma com prazos para isso acontecer”, explicou.

Segundo a promotora de Justiça, depois da execução dos projetos, as escolas deverão ter coleta e aproveitamento de água pluvial, filtragem de esgoto, uso de energia solar, criação de hortas e espaços verdes e um sistema de coleta seletiva de lixo.

Fale, Educação!

O projeto “Fale, Educação!” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade.

A iniciativa também pretende mostra a importância do uso de um novo sistema de ensino, o sistema de tutoria, como caminho para a superação das falhas existentes no método de ensino tradicional das escolas da rede pública.

Por fim, o “Fale, Educação!” tem o intuito de mitigar ao máximo as falhas operacionais do sistema de ensino tradicional, para trazer melhorias efetivas ao aprendizado dos alunos. O projeto tem por base os princípios de solidariedade e sustentabilidade tanto ambiental quanto de convívio humano.

Fonte: Ascom / MPE-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos