Polícia de Paris prende quase 150 por protestos após eleição francesa

Manifestantes protestavam contra Macron e contra Le Pen; eles são acusados de jogar rojões e danificar propriedades.

Christian Hartmann / Reutersprotesto2

A polícia de Paris prendeu 141 pessoas após manifestações realizadas durante a noite de domingo depois da vitória de Emmanuel Macron na eleição presidencial da França, informaram autoridades nesta segunda-feira (8).

Os detidos em Menilmontant, um distrito no nordeste da capital francesa, foram acusados de infrações que vão desde jogar rojões na polícia até danificar propriedades.

Os manifestantes estavam protestando tanto contra Macron — criticado por muitos da extrema-esquerda francesa por ser um membro de uma elite financeira — quanto contra sua adversária derrotada de extrema-direita, Marine Le Pen.

Macron derrotou Le Pen por 66% a 34% dos votos, com uma plataforma de reformas favoráveis ao mercado e com maior integração europeia.

Entretanto, uma taxa de abstenção de mais de 25% e o fato de que mais de 11% daqueles que votaram não escolheram nenhum dos candidatos apontam para um grande nível de decepção com as escolhas oferecidas no segundo turno.

A central sindical CGT convocou uma manifestação na capital francesa durante esta segunda-feira contra as políticas econômicas liberais defendidas por Macron.

Fonte: Reuters

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos