Sesc promove Festival do Minuto em Maceió e Arapiraca no mês de maio

DivulgaçãoFestival do Minuto

Festival do Minuto

O Sesc Alagoas promove, em Maceió e Arapiraca, a exibição do conteúdo da Rede de Exibição dos Melhores Minutos de 2016. As melhores produções audiovisuais com um minuto de duração, de várias partes do país, serão apresentadas às 18h30 do dia 22 de maio, no Teatro Jofre Soares. Já no Sesc Arapiraca serão três sessões: 8h30 e 14h30 no dia 22, e às 19h dia 23.

A exibição contém o suprassumo de três concursos da rede: melhores minutos de 2016, além das mostras universitária e de animação, contabilizando mais de uma centena de vídeos. Eles foram selecionados a partir de milhares de projetos inscritos em mais de vinte concursos.

O vídeo “Roupa Qualquer”, realizado através do Grupo de Estudos Audiovisuais do Sesc Alagoas, é um dos vinte e três selecionados que compõem a Mostra Universitária. O vídeo “Luz de Vela”, dos maceioenses Danielle Uchôa e Victor Gonzalez, é um dos sessenta e dois vídeos que estão na Mostra Melhores Minutos 2016.

SOBRE O FESTIVAL

Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.

Ao longo de seus 25 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem.

Entre 1991 e 2007, eram recebidos cerca de mil vídeos por ano – por correios – provenientes de mais de 40 países. A curadoria exibia cerca de 5% do material coletado em mostras ao redor do país. Em 2007, ele se tornou totalmente online: os realizadores já podiam enviar seus vídeos pela internet e assisti-los em nosso portal.

Desde então, o acervo do Festival se expandiu em mais de 500%. Para isso, todos os meses são lançados diversos temas para que os usuários possam se inspirar na criação de conteúdos.

Atualmente, possui um acervo de mais de 35 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Diretores como a Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Tatá Amaral e Beto Brant já passaram pelo Festival.

SOBRE A REDE MELHORES MINUTOS

Realizada anualmente, na rede são exibidos os melhores vídeos do ano em mais de 250 pontos culturais distribuídos no Brasil: cineclubes, bibliotecas, escolas, universidades, museus de imagem e som, entre outros.

No campo da educação, o Festival oferece oficinas de formação audiovisual para professores e alunos da rede pública. Além disso, se compromete na divulgação do trabalho de estudantes universitários que buscam no audiovisual formas para se comunicar e expor suas ideias.

Serviço

Festival do Minuto 2017 em Maceió e Arapiraca

Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 110 minutos
Entrada Gratuita

Local: Teatro Jofre Soares – Sesc Centro
22/05 – 18h30 – Melhores Minutos de 2016, Mostra Universitária e Mostra de Animação

Local: Sesc Arapiraca
22/05 – 8h30 e 14h30 – Melhores Minutos de 2016, Mostra Universitária e Mostra de Animação
23/05 – 19 horas – Melhores Minutos de 2016, Mostra Universitária e Mostra de Animação
Fonte: Ascom Sesc-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos