Vacinação contra a gripe terá Dia D neste sábado; confira locais

Seguindo com o intuito de atingir a meta de 90% do público-alvo definido para a imunização contra o vírus da Influenza (gripe), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Imunizações, reforça a campanha nacional de vacinação contra a doença neste sábado (13), com a realização do Dia D de mobilização.

Iniciada no dia 17 de abril, a vacinação contra a gripe tem tido baixa procura por parte da população, diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando foi registrado um surto da doença com expressivo número de casos notificados.

Por conta disso, faltando pouco mais de 15 dias para a campanha ser finalizada, o Município ainda não conseguiu avançar na cobertura do público-alvo (crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas).

As únicas contraindicações são para pessoas com alergia à proteína do ovo ou que apresentaram reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.

“Ainda estamos trabalhando na inserção dos dados dos mapas com o registro do número de doses já aplicadas, mas atingimos 22,25% de cobertura vacinal até agora, ou seja, apenas 42.880 doses. As pessoas precisam entender que a imunização é importante porque o vírus da doença está em circulação e o organismo necessita desse reforço anual para garantir a prevenção”, afirma a gerente de imunizações da SMS, Eunice Amorim.

Para facilitar o acesso das pessoas à vacina, as equipes de imunização estarão atuando neste sábado, das 8h às 17h, em 28 unidades do município e em dois postos instalados na sede do III Distrito Sanitário e na Associação de Moradores do Sauaçui, próximo à Ipioca. Também haverá, no Dia D, equipes volantes nos shoppings Pátio (Benedito Bentes), Maceió (Mangabeiras) e Parque (Cruz das Almas), além do Supermercado Extra do Farol, das 10 às 21h; No domingo (14), a vacinação será mantida apenas nos shoppings e no Extra Farol, mas no horário das 14h às 20h.

Gripe

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.

O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a imunização anual pode evitar de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza. O MS recomenda ainda que, em qualquer suspeita, o paciente procure imediatamente orientação médica.

Confira as unidades que terão vacinação no Dia D

– USF REGINALDO

– II CENTRO DE SAÚDE (Praça da Maravilha/Poço)

– USF LOURENÇA DE CARVALHO (Riacho Doce)

– USF DE IPIOCA

– ASSOC. DOS MORADORES DO SAUAÇUI

– PAM DIQUE ESTRADA

– USF HÉLVIO AUTO (Trapiche

– US ROLAND SIMON (Vergel do Lago)

– US DURVAL CORTEZ (Prado)

– US DA PITANGUINHA

– SEDE III DISTRITO

– US GERALDO MELO (Bom Parto)

– PAM BEBEDOURO

– US WALDOMIRO ALENCAR (Jacintinho)

– US JOÃO PAULO II (Jacintinho)

– US JOSÉ ARAÚJO SILVA (Jacintinho)

– US JOSÉ TENÓRIO

– US ARTHUR RAMOS (Henrique Equelman)

– US HAMILTON FALCÃO (Benedito Bentes)

– USF CARLA NOGUEIRA (Benedito Bentes)

– US FREI DAMIÃO (Benedito Bentes)

– USF DIDIMO OTTO KUMMER (Benedito Bentes)

– US CAIC BENEDITO BENTES II

– USF GRACILIANO RAMOS

– US JORGE DUARTE QUINTELA (Santa Amélia)

– US IB GATTO FALCÃO (Tabuleiro)

– US DRº. DJALMA LOUREIRO (Clima Bom)

– USF JOÃO MACÁRIO (Santos Dumont)

– US JOSÉ PIMENTEL AMORIM (Salvador Lyra)

– USF DENISSON MENEZES

Fonte: Ascom / SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos