Maceió terá a 1ª Conferência de Saúde das Mulheres

Conferência-de-Saúde-das-Mulheres-2017

A capital alagoana sedia, neste sábado (20), a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres do Município de Maceió (CMSMu). Presidida pelo secretário José Thomaz Nonô, a Conferência será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), tendo como eixo principal os desafios atuais da implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

De acordo com a presidente do CMS, Flávia Citônio, o evento tem o objetivo de aprofundar, no âmbito do município, o debate acerca das prioridades apontadas pelo Documento Orientador da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres – realizada em 2016 – e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações para garantir maior efetividade à implementação desta Política Nacional direcionada à população feminina.

“A Conferência é um momento essencial para ampliar a discussão sobre a saúde das mulheres, a partir dos municípios, e uma oportunidade de reafirmar direitos, assegurar avanços e conhecer os desafios cotidianos no acesso à saúde, com a pretensão de aperfeiçoar a Política da área, para que possamos avançar na promoção da saúde das mulheres”, afirma a presidente Flávia Citônio.

Elaborada com base no tema central “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a programação da 1ª CMSMu de Maceió terá início às 9h, com a leitura e apreciação do Regulamento. Em seguida, a enfermeira Suzângela Dórea, gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SMS fará a apresentação da palestra magna, abordando o tema central do evento. Às 10h, serão abertos os debates, seguidos dos trabalhos em grupo.

Após o intervalo do almoço, os participantes do evento retomam as atividades, às 14h30, com a eleição dos delegados para a etapa estadual da Conferência, que será realizada nos dias 05 e 06 de julho. E para finalizar, a partir das 15h, haverá a plenária final.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres do Município de Maceió (CMSMu) acontece no próximo sábado, das 8h às 17h, no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), localizada na Av. Dom Antônio Brandão, 218. Farol.

Prioridades – Os trabalhos da 1ª CMSMu serão desenvolvidos com base nas prioridades definidas na Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, dispostos em 4 eixos: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; e Políticas públicas para mulheres e participação social.

Fonte: Ascom SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos