DPE/AL e Ufal firmam parceria para atendimento de demandas de Direitos Humanos na Cidade Universitária

Reprodução1

A Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) firmaram parceria, nesta semana, para promover mais cidadania aos moradores dos conjuntos da Cidade Universitária e localidades vizinhas. Segundo o acordo, a UFAL se compromete em encaminhar os assistidos com demandas de direitos humanos, que sejam atendidos pelo Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ), ao Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria e atuar junto às lideranças comunitárias da região da Cidade Universitária por meio de visitas e encontros com intuito de coletar demandas coletivas das quais essas comunidades carecem.

A Defensoria receberá as demandas individuais e coletivas de direitos humanos e tomará as providências necessárias para que as demandas sejam solucionadas.

De acordo com o defensor público Fabrício Leão Souto, do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria, a parceria permitirá a Defensoria alcançar demandas importantes e levar mais acesso aos direitos humanos para os moradores das comunidades próximas à universidade. “Pretendemos alcançar quem necessita da Defensoria, chegar mais perto dos moradores, saber de suas necessidades através do contato com as lideranças comunitárias e promover mais cidadania”, disse o defensor.

“Esperamos viabilizar o atendimento de demandas de direitos humanos, que não tiveram resolução através da EMAJ e proporcionar mais alcance de direitos a todos”, acrescentou a coordenadora do projeto de extensão Olga Hubert Gouveia Krell.

“É uma ótima parceria que beneficiará todas as comunidades do entorno da Universidade Federal de Alagoas, com um forte trabalho social que será realizado pelo Núcleo de Tutela Coletiva”, frisou o defensor público Geral, Ricardo Melro.

O termo foi assinado pelo defensor público geral de Alagoas, Ricardo Antunes Melro e a coordenadora do Programa de Extensão da Ufal – Núcleo de Cidadania e Encaminhamento Jurídico-Popular aos Órgãos Essenciais da Justiça, Olga Hubert Gouveia Krell, o subdefensor geral de Alagoas Carlos Eduardo de Paula Monteiro, o diretor da Escola Superior da Defensoria, Fabrício Leão Souto e a Pró-reitora de Extensão da Ufal, Joelma de Oliveira Albuquerque.

A Cidade Universitária

Surgida nos anos de 1960, com a construção do Hospital Universitário da Ufal, a Cidade Universitário transformou-se em uma das mais importantes e populosas localidades de Maceió. Com uma população estimada de mais de 71 mil habitantes, obriga dezenas de conjuntos habitacionais como Gama Linz, Eustáquio Gomes, Residenciais Jardim Royal, Novo Jardim, Graciliano Ramos e Village Campestre I/Parque Universitário; Condomínios Jardim Tropical, Tabuleiro dos Martins, Ernesto Maranhão e Park Shopping; Loteamentos Acauã, Aracauã, Parque das Árvores e Village Campestre II.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos