Ufal apresenta a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles

Espetáculo é resultado de projeto de extensão desenvolvido em escola pública de Paripueira

DivulgaçãoEdipo Rei

Edipo Rei

Alunos da Universidade Federal de Alagoas, que integram o projeto de extensão Tragédias e cenas na escola pública: pedagogia e encenação, apresentam o espetáculo Édipo Rei, do dramaturgo grego Sófocles. A peça é resultado do trabalho desenvolvido na Escola Julieta Ramos Pereira, de Paripueira-AL. Será dia 27 de maio, às 15h30, na Sala Preta, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu.

Coordenado pelo professor Marcelo Gianini, o projeto busca levar educação teatral para estudantes de escolas públicas e que sejam de comunidades que não tenham acesso às artes. “Nossa proposta é capacitar esses alunos na produção, fruição e contextualização de obras artísticas. Esperamos que essa experiência artística potencialize neles (estudantes) a percepção estética do mundo, tanto no campo cognitivo, como no corporal, pois, inspirados nas reflexões pedagógicas de Bertolt Brecht, entendemos que a apreensão física de gestos e atitudes é parte indissociável do conhecimento humano e de nossas ações dentro da comunidade”, descreve Cleyton Alves, graduando de licenciatura em Teatro.

Cleyton Alves é o instrutor das aulas na escola em estudo e também assina direção do espetáculo; a composição musical é de Rafael Pedrosa, do curso de Música; maquiagem e caracterização, de Nathaly Pereira, de Teatro; Cenário e Figurino, de Luiz Campos; e iluminação, Moab de Oliveira.

O elenco é formado por Alan Cardoso, ator convidado, David André, do curso de Teatro; Deweson Marques, de Letras; e Lucas Souza, de Comunicação. Além dos alunos da Escola Julieta Ramos Pereira: Ana Lídia, Eriel Santos, Deweson Marques, Douglas Guilherme, Luca Souza, David André, Agnes Vitória, Hada Ellen, Ana Carolina, Jéssica Maria, Janny Hellen, Adriana Silva, Mércia Alves, Nayanny Eveliny, Thiallys dos Santos e Vitoria Pimentel.

Também entrará em cena a Camerata da Ufal, com os músicos Rafael D’Almeida, Magno Santos, Victor Miguel, Joyce White e Evily Kaize, todos discentes de licenciatura em Música.

Para chegar à montagem desse espetáculo, o projeto, contemplado pelo edital do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext), passou por várias etapas, desde o estudo das tragédias e análise do espaço físico do teatro grego até a vivência e a preparação física e energética para a cena. Por fim, os participantes construíram a cena trágica para apresentar em escolas, em teatro e em ensaios de manutenção.

SERVIÇO

O quê: espetáculo Édipo Rei
Quando: 27 de maio, às 15h30
Onde: Sala Preta, no Espaço Cultural, na Praça Visconde Sinimbu, Centro de Maceió
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 1 hora e 40 min
Entrada gratuita

Fonte: Ascom / Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos