Tentativa de reintegração de posse tem protesto em União dos Palmares

CortesiaManifestantes bloquearam trecho da BR 104

Manifestantes bloquearam trecho da BR 104

Uma comunidade de União dos Palmares bloqueia nesse momento via no Centro da cidade que dá acesso a antiga área usada pela rede ferroviária da cidade, hoje Transnordestina. A empresa entrou com uma ação judicial de ordem de despejo e quer, depois de 40 anos de ocupação, a demolição de casas e estabelecimentos comerciais do local. O município, por sua vez, alega que a área pertence à Prefeitura e quer manter a comunidade no local. No momento uma equipe do Centro de Gerenciamento de Crise tenta acordo.

CortesiaGerenciamento de crises é acionado para negociar com manifestantes

Gerenciamento de crises é acionado para negociar com manifestantes

O procurador da cidade, Allan Belarmino Soares, alega que a Transnordestina não pode exigir a demolição por não ser parte legítima. “O município possui documentação que prova ser o dono do terreno, portanto a Transnordestina não e parte legítima.” O procurador explicou ainda que a Transnordestina alega que os moradores correm risco de acidente, mas que a ferrovia sequer funciona e a estação está desativada há anos.

CortesiaComerciantes são obrigados a desocupar área da ferrovia

Comerciantes são obrigados a desocupar área da ferrovia

O procurador informou que entrou com um pedido de reconsideração e com agravo de instrumento junto ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região.

Em razão do impasse legal, moradores usaram pneus e pedaços de madeira, atearam fogo e impedem a demolição dos imóveis.

CortesiaManifestantes bloquearam trecho da BR 104

Manifestantes bloquearam trecho da BR 104

 

Transnordestina

A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), na condição de concessionária do serviço público de transporte ferroviário de cargas, deve adotar medidas para evitar a ocupação ilegal da faixa de domínio pertencente à União. Por isso, solicitou à Justiça a reintegração de posse de área em União dos Palmares (AL). A empresa aguarda o agendamento de nova data pela Justiça.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos