Alagoas ultrapassa meta de vacinação contra a Influenza

Meta do Ministério da Saúde é de 90% e Estado já vacinou 91,26%

Ascom / SMSVacinação contra a gripe.

Vacinação contra a gripe.

Alagoas ultrapassou a meta de vacinação contra a influenza e, durante a campanha deste ano, imunizou 91,62% do público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde (MS), que corresponde a 90% das 684.523 pessoas preconizadas. Isso representa que 629.040 pessoas foram vacinadas nos 102 municípios, que segundo orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI), podem continuar vacinando até o término das doses destinadas ao Estado.

Além de Alagoas, o Ministério da Saúde (MS) informou que o Paraná, Pernambuco e Amapá alcançaram a meta de vacinação contra a influenza. Em nível nacional, o Brasil vacinou, até a manhã desta quinta-feira (22), o equivalente a 85,88% do público-alvo, que corresponde a 37.567.212 pessoas das 43.973.009 que deveriam ser vacinadas durante a campanha deste ano.

Dos 102 municípios alagoanos, 74 alcançaram cobertura maior que 90% e 23 cidades vacinaram mais que 80% e menos que 90%. Ainda de acordo com dados do PNI, outros três municípios vacinaram mais de 70% do público-alvo e menos que 80% e dois imunizaram menos de 70% do público alvo, que são crianças entre seis meses a menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas, professores das redes pública e privada, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e os reeducandos.

Para o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, o fato de Alagoas estar entre os quatro estados brasileiros que cumpriram a meta de vacinação contra a influenza, mostra que as gestões estadual e municipais de saúde trabalharam em parceria para assegurar a proteção do povo alagoano contra as doenças infectocontagiosas. “A equipe técnica do PNI estadual prestou toda a assistência técnica necessária aos municípios e atuou na logística da distribuição das vacinas e insumos para que alcançássemos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Com o apoio do Cosems [Conselho das Secretarias Municipais de Saúde], conseguimos ultrapassar os 90%, o que mostra a seriedade que a saúde pública vem sendo tratada em Alagoas”, salientou.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). De acordo com a técnica do PNI, Claudeane Nascimento, a vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

“O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, por isso a campanha este ano foi realizada antes do inverno”, salientou Claudeane Nascimento. Ela enfatizou que a transmissão do vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, que geralmente são eliminadas quando uma pessoa contaminada fala, tosse ou espirra.

Incidência – De acordo com dados da Assessoria Técnica das Doenças Imunopreveníveis da Sesau, Alagoas já notificou 40 casos suspeitos da Influenza, com cinco mortes. Deste total, nove foram descartados e um óbito foi confirmado.

Fonte: Ascom / Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos