BPTran e Força Tarefa intensificam abordagens a coletivos de Maceió

Ascom BPTranWhatsApp Image 2017-06-22 at 21.44.01 (1)

Em uma semana, aproximadamente 300 ônibus que fazem linhas de transporte coletivo em Maceió foram abordados pelo Batalhão de Polícia de Trânsito, BPTran, em conjunto com o Programa Força Tarefa, que tem aumentado a presença policial em várias regiões do Estado. As abordagens aos coletivos foram intensificadas para garantir mais segurança aos diversos passageiros que circulam pela capital, tanto na parte alta quanto na orla da cidade.
A abordagem a ônibus com a utilização de homens do BPTran que estão no serviço ordinário e também atuando na Força Tarefa iniciou na última sexta após direcionamento do Comando de Policiamento da Capital em reunião com os comandantes de unidades. Ações também têm contado com a participação de agentes da Segurança Pública de batalhões da área escolhida.
Após algumas análises, as equipes policiais escolhem pontos estratégicos para montar uma blitz direcionada a averiguar o interior dos ônibus e também em fazer abordagens pessoais, na tentativa de encontrar algum material ilícito, como as drogas. Numa das manhãs, policiais chegaram a encontrar um jovem com uma quantidade de maconha e alguns sacos que serviriam para a comercialização do material.
Para o comandante do BPTran, Major Felipe Lins, esse tem sido um trabalho preventivo que já vem ajudando bastante a população alagoana. “É um trabalho muito importante para ajudar na diminuição dos índices da criminalidade em Maceió, principalmente na redução de assaltos a coletivos”, disse o oficial que todos os dias acompanha as operações, que acontecem sempre pela manhã e no horário noturno.
“Diariamente temos abordado mais de 40 ônibus e a população tem aprovado a ação, principalmente por ter mais segurança. Isso é um bem tanto para a sociedade, quanto para nós policiais que conseguimos cumprir com a nossa missão, que é garantir a segurança das pessoas”, afirmou o major Felipe.
Após o período de abordagens, as equipes policiais iniciam um trabalho de rondas ostensivas pelas ruas da região, dando um apoio aos policiais que ali trabalham.

Programa Força Tarefa

Lançado em março deste ano, o Programa já tem ajudado bastante na redução da criminalidade em todas as regiões de atuação. Além de Maceió, a Força Tarefa atua em cidades como Arapiraca, Penedo e União dos Palmares. O programa Força Tarefa prevê a participação dos policiais durante o período de folga.

Com mais policiais militares e viaturas nas áreas críticas, a Força Tarefa contribuiu para a diminuição de diversas ações criminosas, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Se destacaram na redução de ocorrências os assaltos a ônibus coletivos urbanos e rodoviários, roubos a estabelecimentos comerciais, residenciais, carros, motos e de cargas. Só em dois meses, a ação que amplia o policiamento ostensivo nas ruas reduziu em 77% os roubos a residências e em 72% os assaltos a coletivos urbanos em Maceió.

“A Força-Tarefa é mais um passo decisivo para a promoção de uma cultura de paz no Estado, que vem recebendo ações inovadoras, a exemplo dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs). São medidas que aumentam a presença policial e dão mais segurança à população”, pontuou o governador do Estado, Renan Filho, durante o lançamento do Programa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos