MPE cobra providências para evitar novas enchentes em Pindoba

Município possui duas barragens que apresentaram nível da água acima do normal.

Neno Canuto / ArquivoChuva

A Promotoria de Justiça de Maribondo participou de uma reunião para esclarecer a situação de duas barragens, localizadas no município de Pindoba, dentro de uma propriedade particular. O encontro foi marcado depois que representantes da Defesa Civil Estadual e do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL)  visitaram os locais e constataram o nível da água acima do normal e desgastes nos paredões de contenção.

 “As chuvas provocaram um aumento no nível da água, que ficou acima do limite considerado prudencial. Isso foi constatado em uma visita feita pelos técnicos da Defesa Civil e a comissão do MPE responsável por fiscalizar a situação das cidades atingidas pelas chuvas que tem caído em Alagoas nos últimos dois meses. Como o quadro encontrado apresentava perigo, resolvemos buscar explicações a fim de que o problema pudesse ser resolvido. A intenção é que não haja nenhum tipo de dano aos moradores de Pindoba”, declarou o promotor de Justiça Marllison Andrade, titular da promotoria de Maribondo.

Durante a reunião, foi entregue ao responsável pelas barragens o relatório elaborado após a visita. No documento, constam todas as providências que deverão ser tomadas para que o nível da água fique dentro do estabelecido, mesmo que as chuvas continuem.

Depois disso, o Ministério Público foi informado, pelo dono da propriedade, que algumas providências já foram tomadas. Dentre elas, a contratação de um engenheiro para orientar as mudanças necessárias e a instalação de sifões, nas duas barragens, o que já teria provocado uma diminuição no nível da água em 50% .

Além disso, ainda de acordo com o responsável pela propriedade, foram contratadas máquinas de compactação a fim de que seja realizada uma espécie de reforma nos paredões que fazem a contenção das barragens. Também estão sendo plantados nos paredões grama e bambu, o que ajudará  na conservação das encostas.

Neste próximo mês de julho haverá uma nova reunião para saber quais avanços foram realizados.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos