Geriatra Ronny Rosely fala sobre cuidados paliativos no Grupo de Envelhecimento Ativo

IlustraçãoGrupo de Envelhecimento Ativo encerra 2016 com performances artísticas

O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió (Geasc) recebe nesta segunda (26/06) a geriatra Ronny Rosely de Oliveira para discutir a questão dos cuidados paliativos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), os cuidados paliativos visam aliviar o sofrimento e agregar qualidade à vida ao paciente e ao processo de morrer.
“Os cuidados paliativos são indicados para todos os pacientes (e familiares) com doença ameaçadora da continuidade da vida por qualquer diagnóstico, com qualquer prognóstico, seja qual for a idade, e a qualquer momento da doença em que eles tenham expectativas ou necessidades não atendidas”, relata manual publicado pela SBGG e disponível para download no sítio da entidade (download do manual clique aqui).
O conceito de cuidados paliativos, segundo o atlas, é o “tratamento para o alívio da dor, sintomas e estresse causados por doenças sérias e crônicas. Cuidados paliativos incluem, além do alívio da dor e de outros sintomas físicos, a atenção a sofrimentos psicossociais e emocionais e o apoio à família até a fase do luto.”
GEASC
O Grupo de Envelhecimento Ativo reúne pessoas de qualquer faixa etária que tenham interesse em viver com qualidade de vida ou preparar-se para a fase da vida após os 60 anos. O projeto é coordenado pelo professor Geraldo Liberal e inspirado pela geriatra Helen Arruda com o apoio de profissionais de diversas áreas e setores da instituição. Os encontros ocorrem sempre às segundas, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, na Santa Casa de Maceió.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos