Longa pernambucano abre o projeto Sessão Encontro com exibição esta quarta-feira (28)

Divulgaçãoanimal 16-1

Uma vida confortável numa grande cidade, com família e amigos queridos, uma rotina de compras, restaurantes e academia, até que, às vésperas do Natal, um vazio toma conta e a vida passa a não fazer sentido. Esse mote pode ser mais do que um roteiro de um filme, como também um resumo da vida de muita gente. Mas o que é bem mais inusitado nessa história é que a crise em questão é vivida por uma vaca, a protagonista de “Animal Político“, de Tião, filme distribuído pela Sessão Vitrine Petrobrás e que inaugura nesta quarta-feira (28), às 20h30, a faixa Sessão Encontro, no Arte Pajuçara.

A produção bem-humorada e irônica é o primeiro longa-metragem do diretor pernambucano, que já foi premiado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes pelos curtas “Muro“ (de 2008) e “Sem Coração“ (de 2014). “Pensar no que é a vaca passa por uma questão social clara e básica. Como a gente é uma coisa só, uma só espécie e, ao mesmo tempo, pode ser tão separado? Queria falar de uma entidade humana, torná-la a mais ambígua que eu conseguisse”., explicou o diretor, durante participação no Festival de Tirandentes em 2016.

Rodado entre 2010 e 2013, em Pernambuco e na Paraíba, o filme traz a vaca como uma representação da humanidade, da sua necessidade material e de estar cercada de pessoas e, ao mesmo tempo, o sentimento de solidão e infelicidade que a cerda. “Coloquei essa vaca para que as pessoas olhassem as banalidades das nossas situações com algum distanciamento“, disse o diretor em entrevistra à Folha de S.Paulo.

Além de Cerveja, o nome real da vaca protagonista, o filme contou com trabalho fundamental do elenco, que deu “voz“ aos personagens. Entre eles, o ator Rodrigo Bolzan, que foi o responsável por “dar vida“ aos pensamentos do animal.

SOBRE A SESSÃO ENCONTRO

O cinema sempre foi um ótimo programa para reunir os amigos. Tirar a turma de casa para conferir um novo filme e, aproveitando a ocasião, colocar o papo em dia – e quem sabe até esticar para uma cervejinha. Por que não?
É essa ideia por trás da Sessão Encontro, iniciativa do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano – FSAL, em parceria com o Cine Arte Pajuçara, que terá sua primeira edição na próxima quarta-feira (28) com a exibição do longa-metragem “Animal Político”, do pernambucano Tião.

A exibição acontece às 20h30. Após o filme a proposta é emendar um bate-papo no bar mais próximo.

Representante do Fórum, Larissa Lisboa explica que a ação vem sendo idealizada há alguns meses pelo coletivo, mas só agora finalmente vai estrear.

“Durante as reuniões do Fórum nós temos discutido maneiras de mobilizar os cinéfilos e realizadores, aproximar as pessoas, fazer com que elas se encontrem mais, dialoguem mais. Então surgiu a ideia da Sessão Encontro como uma possibilidade de promover essa aproximação”, explica Larissa, que também coordena a plataforma Alagoar.

Uma outra intenção da sessão é atrair público para o Arte Pajuçara, que atualmente passa por dificuldades para manter seu funcionamento.

“O Fórum também tem pensando em maneiras de contribuir com a manutenção do Arte Pajuçara. Já promovemos reuniões para sensibilizar o poder público. A Sessão Encontro é uma forma descontraída de atrair espectadores”, diz Larissa.

“Animal Político”, o filme escolhido para a estreia, reflete o perfil de público que a iniciativa pretende alcançar: cinéfilos curiosos por obras autorais e ousadas.

SERVIÇO:
O QUÊ: Estreia da Sessão Encontro
FILME: “Animal Político”, de Tião
ONDE E QUANDO: No Cine Arte Pajuçara, na quarta-feira (28), às 20h30
INGRESSO: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia-entrada)

Fonte: Raphael Barbosa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos