Ataque cibernético afeta serviços do Hospital do Câncer em São Paulo

Em Fernandópolis, segundo o hospital, a unidade que faz exames preventivos está parada. Ao todo, 150 pacientes vão deixar de ser atendidos.

Valentyn Ogirenko / Reutersatque cibernético

Unidades do Hospital do Câncer de Barretos (SP) nas cidades de Jales (SP) e Fernandópolis (SP) sofreram um ataque cibernético na manhã desta terça-feira (27). O ataque também afetou todo o sistema do Hospital do Câncer de Barretos.

Em Fernandópolis, segundo o hospital, a unidade que faz exames preventivos está parada. Ao todo, 150 pacientes vão deixar de ser atendidos. Em Jales (SP), o sistema também foi afetado.

Por telefone, o diretor geral do Hospital do Câncer, Henrique Prata, disse que mais de três mil pacientes vão ser prejudicados, já que não há como acessar nenhum tipo de informação. Ele já pediu ajuda ao Ministério da Saúde e a Polícia Federal.

G1 entrou em contato com o Ministério da Saúde, mas não obteve resposta sobre a solicitação do hospital até o momento. Já a assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que foi notificada, mas ainda não emitiu posicionamento sobre o assunto.

Os hackers pedem dinheiro para liberar o sistema. Segundo funcionários do hospital, a mensagem dos hackers pede 300 bitcoins, algo em torno de R$ 2,5 milhões, para liberar o sistema novamente.

Araçatuba

O site da Prefeitura de Araçatuba também foi atacado por hackers na segunda-feira (26) e continua fora do ar na manhã desta terça-feira (27). Segundo assessoria de imprensa, o problema foi no provedor que hospeda o site, responsável pela segurança do acesso.

Segundo a assessoria, nenhum arquivo e serviço foi perdido ou alterado, mas ainda não há previsão para que o site volte a funcionar.

Os hackers deixaram na página principal uma mensagem em apoio ao Estado Islâmico. A página inicial do portal foi trocada por uma mensagem, em inglês, de apoio ao grupo com a frase “Eu amo o Estado Islâmico”, em inglês.

O texto ainda é contrário ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e diz: “ele e todo o seu povo serão responsáveis por cada gota de sangue que flui em países muçulmanos”. A imagem já foi retirada, mas o site está fora do ar.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos