Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas mantém vivo patrimônio cultural do estado

IHGAL conta com o patrocínio da Braskem em suas atividades e manutenção do acervo

 Ihgal

Instituição cultural mais antiga em atividade no estado e terceira do Brasil, fundada no dia 02 de dezembro de 1869, o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) conta com o acervo iconográfico e documental mais expressivo da história de Alagoas. Em suas dependências, o visitante encontra uma biblioteca com mais de 16 mil volumes, museu, hemeroteca, pinacoteca, secções de documentos e mapoteca.

Em seu acervo histórico, o IHGAL mantém mais de 4 mil documentos relativos à história de Alagoas, como a Carta Régia, que concedeu a independência política do estado, em 16 de setembro de 1817. Na hemeroteca é possível encontrar exemplares publicados no final do Século XIX, 65 títulos de periódicos alagoanos, 23 títulos de outros estados brasileiros além de três títulos internacionais.

No museu do IHGAL o público ainda pode ver relíquias, peças dos engenhos de açúcar do tempo da escravidão, objetos pertencentes ao ‘Consolador da República’, o alagoano Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil, armas do período dos bandeirantes, canhões holandeses, franceses e portugueses.

O IHGAL também realiza eventos culturais como o Projeto Concerto aos Domingos, criado para divulgar e incentivar a audição de música erudita . O salão nobre do instituto recebe, sempre no primeiro domingo de cada mês, orquestras, grupos e músicos para oferecer ao público o melhor da música clássica .

Para Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, o IHGAL,“o trabalho de preservação da nossa história, cultura e informação realizado pelo Instituto Histórico está em sintonia coma s diretrizes de ação e atuação responsável da empresa. Apoiar a preservação histórica e a cultura de um país, de um estado, de uma cidade fazem parte do repertório de ações de desenvolvimento sustentável”.

O IHGAL é aberto de segunda a sexta, sempre das 8h às 12h. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (82) 3223-7797.

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos