Governo investe R$ 100 mil para pesquisadores participarem de eventos científicos

Edital da Fapeal disponibiliza recursos para deslocamento e despesas no Brasil e no exterior

Creative commonsIniciativa da Fapeal visa promover aperfeiçoamento do nível de ensino superior no Estado

Iniciativa da Fapeal visa promover aperfeiçoamento do nível de ensino superior no Estado

Os pesquisadores em Alagoas contam com mais recursos para que se especializem e participem de eventos nacionais e internacionais. A iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que lançou o edital de Auxílio à Participação em Reunião Científica (ARC).  A chamada visa promover o aperfeiçoamento do nível de ensino superior no Estado, apoiando similarmente a expansão dos Programas de Pós-Graduação (PPGs).

O edital já é conhecido e aguardado pelo público pesquisador, chegando agora à 3ª edição. Neste ano, o programa disponibiliza R$ 100 mil para estimular o intercâmbio de pesquisadores em seminários, conferências, congressos ou reuniões acadêmicas, dentro e fora do território brasileiro. Os aprovados contarão com auxílio total ou parcial para cobrir despesas de transporte, manutenção, passagens aéreas ou terrestres, diárias tabeladas, entre outras demandas regulamentares.

Requisitos

Com o intuito de divulgar o quadro de atividades técnico-científicas do Estado, o programa exige que os proponentes tenham a titulação de doutor e estejam vinculados a Programas de Pós-Graduação strictu senso sediados em Alagoas ou que recebam bolsa de desenvolvimento de pesquisa de alguma agência de fomento. Os inscritos devem também estar cadastrados e adimplentes nos sistemas SigFapeal e da Plataforma Lattes, lembrando que cada pesquisador pode ter somente uma proposta aprovada no edital ARC por chamada.

A escolha do evento submetido tem de estar ligada às áreas da ciência, tecnologia e inovação. Os trabalhos que lidem com temáticas relevantes à cultura acadêmica alagoana, agregando às discussões locais dos estudos, podem se sair melhor, de acordo com os critérios de avaliação.

Propostas

Os interessados devem enviar uma única proposta de apoio através do portal SigFapeal, sem data limite, em fluxo contínuo no ano até o término de recursos. A intenção é apoiar o número máximo de inscritos até o fim de 2017, colaborando para beneficiar democraticamente o máximo de campos e eventos.

A fase de avaliação será dividida em três etapas: A 1ª consiste numa avaliação técnica de enquadramento, realizada pela equipe da Diretoria Executiva de Ciência e Tecnologia (DECT); a 2ª na análise e julgamento de mérito das propostas pelos avaliadores ad hoc – especialistas da área de conhecimento que irão fornecer o parecer; e na 3ª, será elaborada uma lista completa com todas as propostas aprovadas, desabilitadas e desclassificadas.

Os resultados serão postados de forma contínua, mês a mês, no site da Fapeal e divulgados nas redes sociais da instituição. O edital já está disponível para os pesquisadores interessados em www.fapeal.br.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos