Sesau promove Dia de Serviços de Saúde para moradores de rua de Maceió

Ascom/SesauAtendimento a moradores de rua

Atendimento a moradores de rua

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover, nesta quarta-feira (19), um Dia de Serviços de Saúde para os moradores de rua de Maceió. A ação, que terá a parceria da Secretaria de Saúde de Maceió e o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), vai ocorrer das 8h às 13h, na Praça Marcílio Dias, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Durante o evento, serão realizados testes rápidos de sífilis, hepatite B e C, coleta de baciloscopia e testes rápidos de HIV. Além disso, por meio de jogos de tabuleiro e de palestras sobre a importância do cuidado da saúde bucal, a Sesau irá oportunizar uma aprendizagem significativa, através de atividades lúdicas de ensinar e aprender com métodos alternativos, bem como auxiliá-los na socialização e no raciocínio lógico, reduzindo, desse modo, a resistência e o desinteresse para a prática afetiva.   “No caso dos testes rápidos de HIV, caso a sorologia positiva seja confirmada, os moradores de rua serão encaminhados para o Pam Salgadinho, onde irão receber toda assistência para um tratamento digno e humanizado”, destacou Elma Liliane, assessora de Políticas Transversais da Sesau. Ela destacou que também serão discutidas políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de rua.

Elma Liliane salientou que a ação pode salvar muitas vidas, por meio dos exames preventivos que detectam doenças, além de influenciar na decisão desses moradores em não continuar vivendo nas ruas. A assessora de Políticas Transversais da Sesau salientou, ainda, que a oficina pretende minimizar o preconceito, a discriminação e a falta de conhecimento da sociedade frente à realidade e o sofrimento pelo qual essa população é exposta diariamente.

“Além da resistência que existe tanto por parte dos moradores de rua, que não querem ser acolhidos, quanto das famílias para recebê-los, há também o conflito gerado pela prática de ações isoladas, que não ajudam com a solução que nós estamos procurando. As pessoas têm um desejo de apoiar e acolher e, quanto nós conseguimos trazer esses atores para o diálogo, a gente consegue ter resultados melhores”, comentou.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos