Falta de estrutura e atraso de verbas suspende atendimento a gestantes em duas maternidades de Maceió

Alagoas24Horas/ArquivoHospital Universitário

Hospital Universitário

Gestantes que precisarem recorrer a atendimento médico a partir desta sexta-feira, 21, em Maceió, não poderão contar com duas maternidades que comumente oferecem este serviço. É que a falta de estrutura e o atraso no repasse de verbas fizeram com que o Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes  (HUPAA-Ufal) e o Hospital do Açúcar suspendessem o atendimento a esse tipo de pacientes.

Temendo a superlotação, a direção da única unidade de saúde especializada em gestantes de alto risco do estado, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), veio a público se pronunciar a respeito do comunicado recebido pelo Complexo Regulador de Atendimento (CORA) que direcionaria de imediato todos os atendimentos para a unidade.

Em conversa com a reportagem do Alagoas24Horas a diretora Médica da MESM, Daniella Bulhões, disse que eles ainda não foram informados formalmente e esperam o contato das direções das unidades de saúde, mas que em respeito às gestantes e a sociedade alagoana, decidiu deixar claro que todas as pacientes serão atendidas, porém não sabe em que condições.

“Hoje nós já funcionamos com o excesso de seis pacientes de puerpério e quatro neonatal, mas não deixaremos de atender, apenas tememos ter que voltar a acomodar pacientes em cadeiras e macas pelos corredores da maternidade”, explicou, preocupada.

Após a comunicação oficial a diretora disse que estuda ainda procurar o Ministério Público Estadual (MPE), junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas  (Uncisal) e toda a rede materno-infantil do estado para ver como poderão proceder.

Confira a nota de esclarecimento da Maternidade Santa Mônica:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A direção da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) acabou de ser informada pelo Complexo Regulador de Atendimento (CORA) que, em virtude do fechamento do Hospital Universitário (decorrente de problemas estruturais), é a única unidade de referência para atendimento de gestantes e neonatos de alto risco no Estado de Alagoas.

Em respeito à sociedade alagoana, a direção da MESM informa que já está com seus 46 leitos ocupados e com excedente 6 (seis) pacientes acomodadas em camas e macas e nos corredores.

Para tranquilizar as famílias e gestantes, a direção informa que conta com uma equipe referenciada para atendimento de alto risco e lamenta possíveis transtornos que possam surgir em virtude da suspensão do serviço de referência do Hospital Universitário.

Em tempo, a direção reforça que, além do CORA, já estabeleceu contato com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Coordenação da Rede Cegonha do Município de Maceió e está tentando contato com Ministério Público, com o objetivo de promover um trabalho conjunto que colabore para melhor assistência de saúde possível diante da situação instalada.

Agradecemos a compreensão de todos!
Rita Lessa – Diretora Geral
Daniella Bulhões – Diretora Médica
Raphael Farias – Diretor de Gestão

Hospital Universitário

A assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), informou que a maternidade, localizada no sexto andar do Hospital, foi interditada devido a queda de um forro do teto e outros problemas na estrutura.

As pacientes daquele andar foram transferidas para outras alas e os serviços de reforma começam na segunda-feira, 24, mas sem previsão para conclusão.

A assessoria informou também que enquanto durar a reforma, o HU não fará novas internações de gestantes.

Confira abaixo a nota do HU na íntegra:

“As chuvas frequentes que caem sobre toda Alagoas ocasionaram o surgimento de fissuras e bastante umidade no forro de gesso do 6º andar do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), local onde fica situada a maternidade do HU.

Como medida de segurança, o espaço foi interditado e as pacientes internadas foram realojadas em outros espaços do hospital. Novos internamentos também estão suspensos. As medidas tomadas já foram comunicadas ao Complexo Regulador de Maceió (Cora).

Nesta segunda-feira (24), o Setor de Infraestrutura Física do HU já inicia os serviços na área para que o atendimento retorne o mais breve possível”.


Hospital do Açúcar

Uma denúncia chegou ao Conselho Estadual de Saúde (CES-AL) informando que por falta de recursos o Hospital do Açúcar  também não estaria atendendo grávidas em trabalho de parto.

Contudo, contrariando o que a denúncia diz, a assessoria do hospital informou ao Alagoas24Horas que a direção médica decidiu no final da tarde de hoje que irá receber parte da demanda de pacientes que seria encaminhada ao Hospital Universitário e que outra parte de seus leitos continuarão sendo direcionados ao atendimento de gestantes de risco habitual do Sistema Único de Saúde (SUS).

Matéria atualizada às 17h48

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos