Defensoria e Conselho de Saúde inspecionam HGE e Santa Mônica

Ascom/Defensoria PúblicaDefensoria Pública e Conselho Estadual de Saúde

Defensoria Pública e Conselho Estadual de Saúde

A fim de avaliar a situação estrutural da Maternidade Escola Santa Mônica e do Hospital Geral do Estado (HGE), o Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública do Estado, em conjunto com o Conselho Estadual de Saúde, irá realizar, amanhã, a partir das 9 horas,  uma inspeção nas referidas unidades de saúde.

A estrutura dos hospitais foi tema de reunião realizada na manhã desta quarta-feira, pelo Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública do Estado. O momento contou com a presença de  representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Conselho Estadual de Saúde e as referidas unidades de saúde. A reunião foi baseada no relatório apresentado pelo Conselho de Saúde após o desabamento parcial do teto do HGE durante as chuvas, ocorrido no último mês de Maio

Durante o encontro, conduzido pelos defensores públicos Djalma Mascarenhas e Daniel Alcoforado, o representante do HGE informou que a Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTI Pediátrica) está funcionando, mas os serviços da enfermaria ainda não foram restabelecidos, pois a reforma ainda não foi concluída.

Já a Maternidade Santa Mônica comunicou que já está sanado o problema físico decorrente do aumento de volume de chuvas das últimas semanas.

Além de debater sobre a estrutura física, as unidades de saúde se comprometeram em encaminhar um relatório informando o nível de abastecimento de insumos e medicamentos e os dados sobre a manutenção dos equipamentos, em até 15 dias.

Uma nova reunião acontecerá no próximo dia 15 de agosto, às 9h, na sede da Defensoria, para discutir os fatos constatados nas fiscalizações e nos relatórios e propor soluções para os problemas encontrados.

Fonte: Ascom/Defensoria Pública

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos