Rui Palmeira participa da primeira colheita em horta urbana

Rui Palmeira participa da primeira colheita da horta urbana no Benedito Bentes. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Rui Palmeira participa da primeira colheita da horta urbana no Benedito Bentes. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Quase dois meses após seu lançamento, a primeira horta urbana de Maceió já trouxe resultados. O prefeito Rui Palmeira participou, na manhã deste sábado (05), da colheita de hortaliças, verduras e legumes cultivados pelos moradores do Loteamento Nascente do Sol, no Benedito Bentes.

 O projeto inovador, executado em parceria entre a Prefeitura e moradores da região, foi criado para engajar a comunidade. “Foi uma forma que encontramos para manter limpos terrenos como estes, que antes eram destino para o descarte de lixo irregular. Agora, a população poderá colher alimentos de qualidade, sem agrotóxicos”, destacou Rui.

Ainda segundo o prefeito, é gratificante voltar à área, antes abandonada, que hoje é produtiva. “Estivemos aqui há 40 dias e hoje fizemos a primeira colheita. Colhemos salsa, alface e, em breve, vai ter tomate, repolho e outros vegetais. É muito bom ver a comunidade cuidando desse projeto. Queremos estimular esse tipo de ação em outros pontos da cidade”, disse.

O projeto foi inspirado em ações executadas em outras capitais que já desenvolvem a cultura de hortas urbanas. A escolha do local foi estratégica, pois se tratava de uma área degradada, que foi reestruturada para receber a horta.

“Um terreno que era todo utilizado para descarte irregular de lixo, fizemos a limpeza e hoje temos a primeira horta urbana de Maceió. Agora a população colhe os frutos desse primeiro projeto com alimentos de qualidade em uma área que está sendo bem aproveitada”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres.

O gestor adiantou que outros projetos deverão lançados até o final de agosto. “Vamos fazer uma horta medicinal e estamos estudando também um segundo local para fazer outra horta urbana em Maceió. Vamos fazer com parceria com escolas para criar hortas onde as crianças terão acesso a uma alimentação saudável, sem contar que faremos nossa a parte, com a educação ambiental. Em 15 dias teremos uma grande surpresa que o primeiro Pomar Urbano em Maceió”, adiantou Acioli.

O projeto

A Semds capacitou os moradores da primeira região contemplada pelo projeto pioneiro iniciado na Semana Maceió Mais Sustentável. Em junho, a população participou do curso de horta e compostagem para aprender sobre o plantio e manuseio, conhecimento passado por um técnico agrícola do Instituto Lagoa Vida e por agrônomos da Secretaria. A capacitação é uma das etapas primordiais de implantação da horta, para que os vegetais sejam cultivados de maneira adequada até que chegue o período da colheita.

Para o cultivo das hortaliças e vegetais, foram estruturados canteiros com a utilização de bambus e garrafas para comportar o adubo e as mudas plantadas pelos próprios moradores. Na horta do Nascente do Sol são cultivados alface, tomate, pimentão, coentro, salsa, couve-flor, berinjela e repolho.

Segundo o vice-prefeito, Marcelo Palmeira, essa ação mostra como é importante incentivar a educação ambiental. “O projeto leva para as comunidades a importância dos cuidados com o meio ambiente. Com a horta, a criançada participa e cuida. Maior prova disso é hoje, com essa colheita, com os moradores do Benedito Bentes num sábado de sol e de muita alegria para todos nós”, disse.

A horta urbana segue o princípio da agricultura familiar, sem a utilização de agrotóxicos ou adubo industrial, para garantir a qualidade do alimento cultivado. De acordo com a Semds, o projeto será expandido para outras comunidades e escolas, incentivando a participação da população.

Fonte: Flávia Farias / Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos