União dos Palmares é o mais novo município beneficiado pelo Pró-Estrada

Município será contemplado com cerca de 20 km de reestruturação asfáltica de acessos e vias urbanas

Agência Alagoasunnamed

“É como se a gente vivesse em uma ilha; entrar e sair é sempre muito difícil”. É assim que o motorista da Associação dos Taxistas de União dos Palmares, Rubian Nunes, descreve a rotina de deslocamentos diários entre o povoado Santa Fé e o centro da cidade. Há mais de 10 anos, as ruas e os acessos do município não recebem nenhum investimento estrutural.

Contudo, esta ausência de mobilidade urbana na região está bem próxima de acabar. Agora, quem chega e transita ao longo da cidade vai encontrar uma nova União, mais segura, receptiva e desenvolvida. E a mudança começou na terça-feira (8), com o início da recuperação asfáltica de cerca de 20 quilômetros de vias urbanas e dos dois acessos ao município, por meio do programa Pró-Estrada.

“Vixe, vai melhorar e muito. A situação das nossas ruas hoje está triste, não está boa não. É muito buraco em todo lugar e há tempos não é feito nenhum serviço para melhorar essa situação. Para mim que sou motorista vai ser uma grande ajuda, pois, hoje, gastamos muito com manutenção do veículo, por conta da estrada. Com a mudança, até o tempo de viagem vai reduzir; todo mundo sai ganhando”, revela Rubian Nunes.

Se para Rubian a qualidade das vias está diretamente ligada à segurança e redução de custos no cotidiano do expediente, para a moradora Alcione Valença, a mobilidade é prejudicada, sobretudo, nos trajetos dentro da cidade. Todos os dias, a digitadora precisa se deslocar para o trabalho e se depara com ruas cheias de buracos e pouca infraestrutura.

“Moro aqui em União desde que nasci. É complicado ter que andar pela minha cidade e tomar cuidado constante com os buracos; é a nossa segurança né? O meu marido precisa ir a Maceió todas as semanas para trabalhar e para entrar e sair do município a situação é a mesma. É uma obra muito aguardada por todos nós; vai melhorar 100%”, destaca Alcione Valença.

Com a reestruturação, liderada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o município ganhará outro ritmo turístico, cultural e econômico. Os serviços darão um novo fôlego para União, que enquanto maior polo da Zona da Mata alagoana conduz o fortalecimento socioeconômico de toda a região.
Junto com os trabalhos de recuperação asfáltica, o Pró-Estrada atuará ainda com a implantação de sinalização vertical e horizontal ao longo dos 20 quilômetros reestruturados na cidade. Assim como União dos Palmares, mais de 40 municípios já foram beneficiados com o programa, como explicita o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

“Há um ano, o governador Renan Filho lançou esse grande programa. Desde então, o Pró-Estrada tem mudado totalmente a vida dos alagoanos, melhorando a autoestima, a segurança e a comodidade, além de deixar as cidades mais bonitas.Desta vez, na Zona da Mata, vamos dar mais um passo nesse sentido, com a maior recuperação já realizada pelo programa, em União dos Palmares”, ressalta o secretário.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos