No Dia do Estudante, Campus Marechal lança clipe com Wado em Libras

IFAL210717_Clipe Wado

Fortalece aí que agora tem música alagoana acessível para surdos. Isso mesmo! A iniciativa é do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro, onde a chegada da primeira estudante surda, em 2017, tem estimulado debates e atividades sobre acessibilidade. 

A escola aproveitou o Dia do Estudante para lançar um clipe gravado com alunos e servidores interpretando uma música em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A canção escolhida foi Fortalece Aí e o clipe tem a participação especial do cantor Wado, que também precisou aprender um pouco dos sinais para as gravações. 

“Nunca tive contato com a Libras e nunca tinha me ocorrido também que as letras das canções pudessem ser acessíveis aos surdos por essa linguagem. É uma estreia pra mim. Acho que a ideia foi muito sagaz e os estudantes são muito talentosos”, comentou Wado sobre o trabalho.

 Curso gratuito de Libras

 O clipe faz parte do projeto “Escola em Libras” e vem sendo preparado desde o mês de maio, quando o primeiro curso de Introdução à Libras foi encerrado no Campus. “Vamos abrir duas novas turmas na segunda-feira, abertas para a comunidade externa. Queremos incentivar a aprendizagem da Libras para que surdos e ouvintes sejam cada vez mais integrados na escola”, explica Diogo Oliveira, chefe do DAA (Departamento de Apoio Acadêmico) e coordenador do projeto, junto com o setor de Comunicação do Campus.

 A gravação do clipe foi feita nos dias 19 e 21 de julho em locações na própria escola e no Centro Histórico de Marechal Deodoro e contou com o apoio de voluntários: a interpretação da música foi feita pelo estudante do curso técnico em Meio Ambiente, Vinícius Leonel, de 18 anos; a Prefeitura Municipal cedeu imagens aéreas de pontos históricos da cidade; e o Piracema Studio fez a montagem da obra. 

 

Fonte: IFAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos