Relatório de balneabilidade indica 18 trechos impróprios para banho de mar

Priscylla Régia/Alagoas 24 HorasBarra de São Miguel

Barra de São Miguel

Pelo menos 18 trechos das praias alagoanas estão inadequados para banho de mar neste fim de semana, de acordo com o relatório divulgado nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Ainda conforme o boletim do órgão ambiental, destes 18 pontos, quatro estão localizados no litoral sul e devem ser evitados por banhistas. Na orla de Maceió, nove áreas estão em desconformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), responsável por assegurar as condições de balneabilidade de todo litoral brasileiro. Já no litoral norte, cinco dos 22 trechos avaliados pelo IMA foram apontados como impróprios.

A balneabilidade da água é determinada pela presença de coliformes fecais, detectados pela bactéria Escherichia coli (E.coli). Para ser considerado impróprio, o trecho deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água.

Quem pretende mergulhar no mar em uma das praias alagoanas deve fazer uma pesquisa para não colocar a saúde em risco uma vez que o IMA recomenda que sejam evitados pontos com a presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos.

praias do litoral sul

maceionorte

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos