Perícia diz que caçamba invadiu a contramão e matou médico do HGE

Laudo técnico aponta versão diferente da dita pelo caminhoneiro no dia do acidente.

Arquivo / Alagoas 24 Horascaminhão

O perito criminal José Fernando da Silva do Instituto de Criminalística (IC) de Alagoas concluiu o laudo do acidente de trânsito ocorrido em São Miguel dos Campos onde morreu o médico Jonatha de Oliveira Lopes que trabalhava no Hospital Geral do Estado (HGE). O laudo pericial aponta que a causa determinante para o sinistro foi a invasão da mão de direção efetuada pela caçamba envolvida no acidente.

A ocorrência aconteceu na noite do último dia 08 de junho, no km 131 da rodovia BR101 em São Miguel dos Campos, envolvendo três veículos, uma carreta, o caminhão caçamba, e carro de passeio conduzido pelo médico, única vítima fatal. Assim, que aconteceu o fato, por volta das 20h45, à equipe do IC comandada pelo perito Fernando foi até o local para realizar o levantamento pericial.

Em depoimento e entrevistas há vários meios de comunicação, os motoristas sobreviventes afirmaram que Jonatha Lopes seria o único responsável pelo acidente. Segundo eles, após uma tentativa de ultrapassagem mal sucedida em uma curva, o médico teria colidido de frente com o caminhão caçamba que colidiu em seguida com a carreta.

Durante o levantamento técnico-pericial no local, o perito constatou vários elementos de valor criminalístico como fragmentos de peças, manchas de óleo espalhadas na via, marcas de arrastamento, e ausência de avarias. Também foram analisadas as marcas de pneumático na via, as ranhuras na via e na faixa de rolamento, e um disco para registro instantâneo inalterável de velocidade e tempo (disco de tacógrafo).

Diante desses elementos materiais constatados e descritos no laudo, o perito criminal Fernando Silva realizou as considerações de ordem técnica, a dinâmica do acidente, e concluiu que no local houve duas ocorrências de tráfego classificadas como colisão. Na primeira colisão, o caminhão caçamba trafegava na rodovia quando derivou para esquerda invadindo a mão de direção do veículo de passeio, colidindo e o arrastando para margem direita da via, o que resultou na morte do médico.

No segundo abalroamento, a carreta, que vinha logo atrás carro de passeio, colidiu contra a caçamba, arrastando-o por mais de vinte metros, até alcançarem suas posições de repouso final. Ou seja, a causa determinante do evento foi à manobra de invasão da contramão do condutor da caçamba, efetivada por motivo que não foi possível precisar.

O laudo que também foi assinado pelos peritos Nivaldo Cantuária e Clísney Omena (peritos revisores) é composto por 26 (vinte e seis) páginas escritas e ilustradas por trinta figuras (fotografias digitais) devidamente legendadas e dois Croquis. O documento foi encaminhado para o delegado Nilson Alcântara, titular do 74º Distrito Policial de São Miguel dos Campos, e que está responsável pela investigação do caso.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos