Pontal da Barra recebe primeira Festa Literária de Maceió

Pei Fon/Secom Maceió15MA-Obras-no-Pontal-44-1024x678

A primeira Festa Literária de Maceió acontecerá em um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital alagoana: o Pontal da Barra, às margens da Lagoa Mundaú, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro. O evento, realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura de Maceió, Associação Cultural Lagoa do Sul e Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, vai promover mesas de debates, palestras, oficinas, saraus literários, exposições, feira de livros, desfile de moda e apresentações musicais.

As atividades que integram a programação oficial da 1ª Flipontal vão ocorrer, simultaneamente, em diversos pontos do bairro, a exemplo do auditório Kaian Porto, instalado dentro de uma área particular localizada na Rua Doutor Fernandes Bastos, Escola Municipal Silvestre Péricles, Praça São Sebastião, Praça Caio Porto e colônia dos pescadores.

Os homenageados da primeira edição da Festa Literária do Pontal serão a escritora Rachel de Queiroz e o jornalista e escritor Audálio Dantas. Segundo o presidente da Associação Cultural Lagoa do Sul e curador da Flipontal, Carlito Lima, um dos principais intuitos do evento é despertar nas crianças do bairro o interesse pela literatura.

“Nós trabalhamos muito com as crianças durante as atividades. Então, podemos dizer que o maior objetivo da festa literária é, de fato, o incentivo à leitura porque os livros podem dar uma nova visão às pessoas”, contou.

Ainda de acordo com Carlito Lima, as belezas naturais e o artesanato local influenciaram na escolha do Pontal da Barra. “A gente queria fazer uma festa literária em Maceió e procuramos o prefeito Rui Palmeira. Após conhecer o projeto, ele sugeriu que fizéssemos o evento em um bairro periférico da cidade. Então, como o Pontal da Barra é um bairro que tem muita cultura, decidimos que será lá, no bairro das rendeiras”, destacou.

A cerimônia de abertura do evento será realizada no dia 30 de agosto na Praça São Sebastião. Nos três dias seguintes, os participantes poderão conferir uma programação vasta, simultânea e gratuita. “As mesas de debates ocorrerão em um auditório montado às margens da Lagoa Mundaú. Além disso, teremos palestras e oficinas para crianças e adolescentes na Escola Silvestre Péricles e atividades culturais em diversos pontos do bairro”, informou o curador do evento.

A primeira edição da Flipontal terá a participação da Prefeitura de Maceió, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Turismo, e da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), patrocínio do Governo Federal, Sebrae, Caixa Econômica, Facima e Unit e apoio do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e Sococo.

Conforme o diretor de políticas culturais da Fmac, Marcos Sampaio, o órgão vai contribuir com a estrutura e a programação do evento. “A Fundação vai participar garantindo a estrutura de palco e iluminação, por exemplo, e, a partir dos projetos que foram contemplados com o Edital das Artes, também levaremos diversas atrações artísticas ao evento”, disse.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos