Polícia


Força-tarefa fiscaliza transporte de produtos perigosos na BR-101

Ascom / PRFForça-tarefa fiscaliza transporte de produtos perigosos na BR-101

Força-tarefa fiscaliza transporte de produtos perigosos na BR-101

Órgãos federais e estaduais de Alagoas realizaram hoje (16) na BR-101, em Rio Largo, uma fiscalização intensiva aos veículos que transportam produtos perigosos. O trabalho faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2). Participaram da ação a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), a Secretaria de Saúde do Estado, os órgãos ambientais IBAMA e IMA, e a Defesa Civil – coordenadora das ações.

Itens como documento obrigatório, certificado do Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) do motorista, Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos (CIPP), ficha de emergência, simbologia adequada para transporte do produto, além dos equipamentos de proteção individual (EPI) e kit de emergência são obrigatórios e foram focos da fiscalização.

Durante o trabalho, os policiais abordaram mais de 20 veículos que fazem o transporte de produtos perigosos e extraíram quase 50 autos de infração. Nos casos de irregularidades em veículos carregados, tanto o transportador quanto o exportador respondem solidariamente, duplicando-se o número de multas.

Ascom / PRFForça-tarefa fiscaliza transporte de produtos perigosos na BR-101

Força-tarefa fiscaliza transporte de produtos perigosos na BR-101

Criado em 2004 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o P2R2 tem como objetivo aperfeiçoar o atendimento de emergências e o intercâmbio de informações entre os estados e a federação após a ocorrência de acidentes químicos de grandes proporções.

PRISÃO

Durante os trabalhos um homem, de 58 anos, foi preso. Isso porque ele conduzia o veículo MAN/ TGX 28 440 6x2T, placa do Rio Grande do Sul, carregado com 26 toneladas de gordura vegetal no tanque que já serviu de transporte de produto perigoso. Como ele não apresentou o Certificado de Descontaminação do tanque, as medidas administrativas foram tomadas pelos envolvidos, o veículo foi conduzido pela equipe do IBAMA até a Sede do órgão em Maceió/AL e o condutor foi conduzido pela PRF até a Delegacia de Polícia Civil de Rio Largo.

Fonte: Ascom / PRF

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>