GPSs de viaturas apontam que PMs não pararam durante socorro a baleados

O coordenador da DHC, Fábio Costa, disse que não há confirmação a respeito da veracidade dos áudios apresentados à OAB.

Déborah Moraes / Alagoas24HorasDelegado Fábio Costa

Delegado Fábio Costa

Em resposta à denúncia feita ontem pela família de um dos mortos em confronto com a polícia na Feirinha do Tabuleiro, à comissão de Direitos Humanos da OAB-AL, o coordenador da Delegacia de Homicídio da Capital (DHC), delegado Fábio Costa, informou hoje, 17, em entrevista à TV Ponta Verde que os arquivos dos GPSs das viaturas indicam que não houve interrupção durante o socorro aos baleados.

Relembre: OAB: família entrega áudios com suspeito afirmando que temia morrer

Na entrevista Fábio Costa disse também que ainda não há confirmação a respeito da veracidade dos áudios apresentados pela família e que, justamente pensando na celeridade do socorro às vítimas, os policiais seguiram por uma rota secundária na localidade conhecida como Goiabeira, no bairro de Fernão Velho, comumente usada como atalho pelas forças policiais, a fim de evitar o trânsito intenso do bairro de Bebedouro, comum para aquele horário.

Cortesia ao Alagoas 24HorasTroca de tiros na Feirinha do Tabuleiro

Troca de tiros na Feirinha do Tabuleiro

Durante o socorro as viaturas teriam seguido da Rua José Affonso de Farias Mello Neto, onde se deu o confronto, na Feirinha do Tabuleiro, e seguido pela Rua Gilberto Vieira Leite até o bairro Santa Amélia, onde seguiram pela Estrada da Goiabeira até o bairro de Bebedouro.

Em resposta aos questionamentos feitos pela representante da família em relação à gravidade dos ferimentos, o delegado ressaltou que nenhuma das vítimas foi ferida de modo a levá-las a óbito imediatamente, podendo ser possível que o áudio tenha sido gravado e que durante o trajeto ou até mesmo após o atendimento no Hospital Geral do Estado (HGE), eles tenham falecido.

“Nosso compromisso é com a verdade e as investigações vão apurar os fatos, se houve algum tipo de excesso ou conduta indevida, justamente para afastar qualquer tipo de especulação”, justificou o delegado.

Fábio Costa explicou também detalhes de como a operação aconteceu: “Os suspeitos iriam assaltar um comerciante. Eles sabiam sua rotina, sabiam que naquele horário ele estaria em posse de uma quantia significativa de dinheiro, então os policiais interceptaram esta ação e deram voz de prisão, eles tentaram se evadir do local e foi quando se iniciou a perseguição e o confronto, que é fato público e foi, inclusive, filmado por populares”.

Reiterando o que foi declarado pelo delegado, a Polícia Militar (PM) emitiu no início da tarde de hoje uma nota oficial onde diz que toda a ação foi executada baseada nos princípios do uso progressivo da força e que todas as viaturas são registradas e que o mapa de rastreamento do veículo utilizado pelos policiais para o socorro das vítimas foi feito sem interrupções até o HGE. Confira na íntegra:

NOTA: Rastreamento de Viatura demonstra que percurso até o HGE não sofreu alteração

Em decorrência de um suposto áudio que estaria com a família de um dos suspeitos envolvidos em uma intervenção policial, realizada durante a manhã desta quarta-feira (16), no bairro do Tabuleiro do Martins, o Comando da Polícia Militar de Alagoas vem a público afirmar que:

A ação foi totalmente baseada nos princípios do Uso Progressivo da Força, resultante de uma ação policial, no qual, cinco indivíduos que estavam em um veículo roubado, acusados de assaltar residências e estabelecimentos comerciais, ao serem abordados, efetuaram disparos de armas de fogo contra as guarnições, salientando, que parte do confronto foi registrada por populares.

Quanto ao suposto áudio, a PM esclarece que todas as viaturas são rastreadas, inclusive, o mapa de rastreamento do veículo utilizado pelos policiais demonstra todo o percurso feito até o Hospital Geral do Estado (HGE), localizado no bairro do Trapiche da Barra, com o intuito de socorrer os suspeitos. Em nenhum momento, consta alguma parada ou alteração no trajeto até a unidade hospitalar.

Vale ressaltar que um dos suspeitos se encontra com vida, evidenciando a eficácia do socorro prestado pelos militares.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos