Fones de ouvido podem ter mais de 10 mil bactérias e fungos, diz estudo

Cientistas brasileiros alertam: seus fones podem lhe transmitir doenças

Um grande número de pessoas usa fones de ouvido no trabalho, nos transportes públicos, quando vai correr e até na rua para atender o celular sem precisar segurá-lo, mas será que alguém já pensou em limpar estes objetos?

Se não pensou, devia. Pelo menos depois de saber a quantidade de bactérias e fungos que os fones podem acumular.

De acordo com um estudo realizado pela faculdade de medicina da Devry Metrocamp, em Campinas, no Brasil, os fones acumulam cerca de 10 mil tipos diferentes de fungos e bactérias.

Segundo o site M de Mulher, os pesquisadores chegaram a este número depois de analisar 40 fones diferentes. Em 86% dos aparelhos analisados existiam microorganismos que podiam provocar infecções, seja na pele ou nas vias aéreas.

E nem precisam de ser aqueles fones de colocar dentro da orelha, os chamados ‘headphones’ também acumulam bactérias e fungos, ainda que em menor quantidade, e por isso devem ser limpos.

Os cientistas revelaram que não se deve dividir os fones com ninguém e eles devem ser totalmente limpos com álcool isopropílico, que não estraga os aparelhos eletrônicos.

Fonte: G1

O que acontece com os pulmões quando você para de fumar?

Cigarro tradicional ou eletrônico "detonam" estruturas pulmonares e comprometem outras partes do corpo. Apesar do impacto do tabagismo, pneumologista Elnara Negri alerta que parar de fumar sempre vale a pena, pois órgão têm boa capacidade de se recuperar das agressões.