Eclipse solar poderá ser visto do Brasil na próxima segunda-feira, 21

Fenômeno estará visível no céu do Norte e Nordeste brasileiro entre 16h e 18h

Eclipse Solar
Eclipse Solar

O eclipse solar que acontecerá na próxima segunda-feira (21) poderá ser visto das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A maior visibilidade, no entanto, será do território dos Estados Unidos. Por lá, um eclipse solar total exibirá um “sol negro” por cerca de três minutos.

No Brasil, veremos o eclipse de forma parcial. Como cita o UOL, quanto mais ao norte do país, mais coberto estará o sol durante o fenômeno. A melhor visibilidade no país será no monte Caburaí, em Roraima, onde 46% do Sol será encoberto pela Lua.

Entre as capitais brasileiras, as melhores para ver o fenômeno são: Macapá, Fortaleza, Belém, São Luís, Boa Vista e Natal, em que os habitantes verão entre 36% e 40% do Sol encoberto. Em Manaus, apenas 21% do sol estará escondido.

O eclipse poderá ser visto no céu brasileiro entre 16h e 18h, sendo que o seu ápice será às 17h.

O astrônomo Gustavo Rojas, professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), orienta o uso dos óculos de máscara de soldador com uma tonalidade mais escura, número 14. Placas de raio X e filmes fotográficos não são recomendados pelo profissional.

Fonte: Notícias ao Minuto

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos