Vídeo: Jacaré aparece na praia do Sobral e banhistas registram imagem

ReproduçãoJacaré1

Surfistas maceioenses fizeram o registro incomum do aparecimento de um jacaré na praia do Sobral. Não é possível precisar a data em que as imagens – que já circulam pelas redes sociais – foram feitas.

O animal apareceu em trecho da praia próximo ao emissário submarino. No vídeo de um minuto os surfistas chegam a insinuar que o animal teria fugido do cinturão verde da Braskem, mas não existe nenhuma comprovação de que o animal tenha vindo de lá.

Procurado pelo Alagoas 24 Horas, o biólogo Bruno Stefanis, do Instituto Biota de Conservação, confirmou que recebeu o vídeo de terceiros, mas relatou não saber sua origem ou a data da captura das imagens.

O Alagoas 24 Horas também procurou Isaac Albuquerque, do SOS Selvagem, que nos relatou que a explicação mais provável para o aparecimento do jacaré da espécie Caiman latirostris, mais conhecido como jacaré do papo amarelo, na praia Sobral é de que ele pode ter migrado depois da elevação do nível de água da laguna. “Não posso afirmar, mas a explicação mais provável é que ele tenha migrado pela correnteza, saindo da área da Barra Nova e veio costeando o litoral,” explicou.

Issac disse ainda que considera pouco provável que o animal tenha fugido do cinturão verde e que lá só havia um animal dessa espécie, com longo caminho e com obstáculos a percorrer até a saída.

Sobre o resgate do animal ele também não soube precisar se foi realizado. “Em casos como esse é possível que por causa do enfrentamento com os humanos ele tente escapar pelo mar e quanto mais tempo ele permanecer em água salgada, menor será sua chance de sobreviver. O recomendável é acionar a polícia ambiental que tem profissionais qualificados para fazer o resgate e reintroduzir o jacaré em água doce e em local longe da população”, esclareceu.

Assista vídeo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos