Região do Baixo São Francisco recebe primeira conferência de igualdade racial

Helciane AngélicaDSC_0089

Nessa sexta-feira, 18 de agosto, a cidade de Penedo sediou a primeira etapa da Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial referente à Região do Baixo São Francisco, reunindo lideranças quilombolas, ciganos e gestores públicos locais.

A atividade foi iniciada com a apresentação do grupo de guerreiros Treme Terra, e em seguida, a palestra ministrada por Clébio Araújo – Historiador e Vice Reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Com o tema ‘O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos’.

“Só há paz na resistência. E hoje, nessa conferência, é um espaço para nos empoderar, ocupando os espaços necessários para quebrar as forças que insistem em andar para trás e retroagir. Mas, para isso, temos que sair do lugar e nós precisamos ser reconhecidos por aquilo que nós somos”, exaltou o Araújo.

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), o Gabinete Civil a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh) e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir-AL) integram a comissão organizadora da conferência intermunicipal. Segundo a Assessora Técnica dos Núcleos Quilombolas e Indígenas no Iteral, Leone Silva, ao todo serão nove etapas das conferências que são espaços de integração e controle social.

De acordo com Helcias Pereira, presidente do Conepir-AL, o objetivo é discutir e fortalecer as políticas públicas. “O Conselho Estadual tem a missão de ouvir as demandas e fazer com que essas demandas sejam registradas, cobradas e que virem realmente políticas públicas eficazes para a promoção da igualdade racial. Nós não podemos desistir da luta e temos que estar unidos”, citou.

Na ocasião, foram eleitos 18 delegados e delegadas, entre gestores públicos dos municípios de Penedo e Igreja Nova, representantes da Comunidade Quilombola Oiteiro e da Comunidade Cigana Vila Matias que participarão da etapa estadual nos dias 24 e 25 de novembro.

Dentre as propostas aprovadas estiveram: Aprovação do Estatuto do Cigano, que tramita no Senado Federal; Criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial; Apoio técnico e financeiro para o resgate e manutenção dos grupos culturais dos povos tradicionais (quilombolas, ciganos, indígena, matriz africana, ribeirinhos e outros); formação sobre pertencimento étnico; criação de atendimento especializado em violência a grupos vulnerabilizados; fomentar a criação de um Conselho Municipal de Segurança em Penedo; e a realização de um Encontro Estadual de Povos Ciganos.

Agenda

A segunda etapa da Conferência Intermunicipal ocorrerá na próxima terça-feira(22) no município de Delmiro Gouveia, das 9 às 17h, na Estação Juventude, com a participação de oito municípios da Região do Alto Sertão Alagoano: Delmiro Gouveia, Água Branca, Canapi, Inhapi, Mata Grande, Olho D´Água do Casado, Pariconha e Piranhas.

As próximas datas serão: 25 de agosto na sede da Coopeagro em Maragogi (Região Norte); 1º de setembro em São Miguel dos Campos (Região Tabuleiro Do Sul); 05 de setembro em Arapiraca (Região Agreste), 15 de setembro em Santana do Ipanema (Região Médio Sertão), 19 de setembro em Palmeira Dos Índios (Região Planalto do Borborema); 22 de setembro em Maceió (Região Metropolitana) e 29 de setembro em União Dos Palmares (Região Serrana Dos Quilombos).

Mais informações: (82) 3315-1791 (SUPDHIR), 99809-1015 ou pelo email conepir.al@gmail.com

 

Fonte: Ascom Helciane Angélica

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos