Autoridades confirmam que menino de 7 anos foi morto em ataque de Barcelona; conheça as vítimas

Cidadãos de pelo menos 34 países estão entre mortos e feridos de atentado em calçadão repleto de turistas, na quinta-feira (17).

Reprodução/Facebook/Tony CadmanImagem divulgada pela família de Julian Alessandro Cadman, desaparecido desde o atentado terrorista em Barcelona

Imagem divulgada pela família de Julian Alessandro Cadman, desaparecido desde o atentado terrorista em Barcelona

A polícia catalã confirmou neste domingo (20) que o menino Julian Cadman, de 7 anos, é uma das 13 vítimas do ataque de Barcelona, na quinta-feira (17). Julian tinha nacionalidade dupla inglesa e australiana.

Sua família estava buscando informações desde que o menino aparentemente se separou de sua mãe. Após a notícia da morte, familiares disseram que irão se “lembrar do seu sorriso e guardar sua memória no coração”.

Cidadãos de pelo menos 34 países estão entre os 13 mortos e mais de 100 feridos do atentado, todos atropelados por uma van que avançou em ziguezague contra os pedestres no calçadão da avenida Las Ramblas, um dos principais pontos turísticos de Barcelona.

Entre os países com vítimas, estão: Alemanha, Argentina, Argélia, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Holanda, Honduras, Hungria, Irlanda, Itália, Kuwait, Macedônia, Marrocos, Mauritânia, Paquistão, Peru, Reino Unido, República Dominicana, Romênia, Taiwan, Turquia e Venezuela.

O Itamaraty informou que até agora não há registro de brasileiros entre as vítimas.

Um belga foi oficialmente confirmado entre os mortos. O vice-primeiro ministro do país, Didier Reynders, prestou condolências à família da vítima pelo Twitter: “Infelizmente devemos lamentar uma vítima belga em Barcelona. Envio minhas condolências à sua família e a seus próximos”, escreveu Reynders, acrescentando que outros dois belgas estão hospitalizados, sendo um em estado grave.

Um italiano e um espanhol também estariam entre os mortos no ataque. Segundo o jornal “La Repubblica”, o italiano Bruno Gulotta, de 35 anos, caminhava com a mulher e os dois filhos, quando foi atingido pela van.

O espanhol Francisco Lopez Rodriguez, de 60 anos, também não teria resistido ao ataque e, segundo o jornal “El Pais”, sua esposa ficou gravemente ferida.

Crianças

De acordo com as autoridades, há muitas crianças entre as vítimas. Um menino irlandês de cinco anos teria quebrado a perna. A imprensa local publicou que a vítima mais jovem do ataque seria uma menina de três anos, mas ainda não se sabe sua nacionalidade.

Vinte e Seis Franceses 

De acordo com o governo da França, 26 cidadãos franceses ficaram feridos no atentado, sendo 11 em estado grave. O ministro das Relações Exteriores do país, Jean-Yves Le Drian, vai a Barcelona nesta sexta-feira (25) prestar assistência às vítimas.

“Meus pensamentos estão com estes cidadãos e suas famílias, a quem deixo meu total apoio da maneira mais forte”, declarou.

Entre os feridos, também estão três australianos. Uma mulher de Nova Gales do Sul ficou gravemente ferida, mas seu quadro é considerado estável. Dois homens de Victoria tiveram ferimentos, mas não precisaram ser hospitalizados.

Canal para assistência a famílias

Autoridades espanholas estão no aeroporto de Barcelona para prestar assistência a familiares das vítimas. Uma linha telefônica foi disponibilizada para que parentes possam entrar em contato: ​ (+34) 900 400 012.

O atentado

O atentado aconteceu na tarde desta quinta-feira (17), quando uma van avançou contra pedestres na avenida Las Ramblas, um dos cartões-postais de Barcelona. O motorista escapou. A polícia suspeita que ele continue desaparecido.

O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico disse que o ataque foi realizado por “soldados” seus, sem dar mais detalhes. Este é considerado o pior atentado na Espanha desde que 190 pessoas morreram nos ataques a bomba em trens de Madri, em 2004.

A polícia acredita que o atentado esteja relacionado a outros dois incidentes: a explosão em uma casa em Alcanar, na noite de quarta-feira (16), e a morte de cinco homens em uma operação para impedir um possível atentado na cidade turística de Cambrils, em que os suspeitos usavam cintos-bomba falsos.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos