Comissão de Educação discute com Executivo PL dos assistentes de sala

A minuta do Projeto de Lei que estabelece critérios para o professor assistente de sala na rede pública de Maceió será tema da reunião entre integrantes da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Turismo e Esporte da Câmara e o prefeito Rui Palmeira (PSDB), na manhã desta quarta-feira (23), às 10h, no gabinete do chefe do Executivo. A Comissão é presidida pelo vereador Silvânio Barbosa (PMDB) e ainda conta com os vereadores Silvânia Barbosa (PRB) e Francisco Sales (PPL).

Em pronunciamento da tribuna, durante a sessão ordinária desta terça-feira (23), Silvânio Barbosa explicou que a Comissão recebeu, nesta terça (23), na Câmara, mais de 30 professores assistentes que reclamaram de diversos pontos da minuta, elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, Procuradoria Geral do Município e Gabinete do Prefeito. Os assistentes de sala ingressaram na rede municipal no concurso para Educação de 2008 e reivindicam equiparação salarial com os demais profissionais de sala de aula.

“São diversos pontos que os professores assistentes de sala contestam da minuta feita pelo Executivo, entre eles o item X do Art. 4 que diz que o profissional que ultrapassar as 30h de trabalho, terá a sua remuneração paga à parte, ou seja, não receberá pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), como os demais trabalhadores. Além disso, há pontos que diz que o cargo será de assistente de escola, o que dá margem a que a administração pública utilize o profissional em qualquer outro local do colégio como na cozinha, por exemplo. A categoria e a Comissão querem que no PL conste o termo assistente de sala de aula para que também não dê margem a qualquer outra interpretação”, esclareceu Barbosa.

O presidente da Comissão de Educação também lembrou que a luta dos assistentes de sala de aula é antiga. “O concurso em que eles foram aprovados é de 2008. Quando entraram na rede municipal, o edital previa que o cargo seria para quem tinha o Ensino Fundamental. Ocorre que, de lá para cá, muitos desses profissionais já conseguiram os títulos de mestres e doutores e não podem mais receber como cargo de Ensino Fundamental. Apesar da discordância de alguns pontos pela categoria, vale dizer que a secretária de Educação, Ana Dayse Dória, abraçou a causa para si e finalmente o PL está sendo discutido”, explicou.

ORDEM DO DIA – Os vereadores deliberaram e votaram diversos projetos de lei, indicações e requerimentos na sessão desta terça-feira. A vereadora Silvânia Barbosa conseguiu aprovar projetos de lei que institui o Dia Municipal do Pastor Evangélico no calendário oficial de eventos de Maceió (segunda discussão), e autoriza o Executivo a celebrar convênio com clínicas médicas, visando à implantação do Programa Meia Consulta para pacientes hipossuficientes de Maceió (primeira discussão).

Além disso, Tereza Nelma conseguiu aprovação que altera a lei municipal 4.973 (Estatuto dos Servidores Municipais de Maceió) para flexibilizar férias para servidor público com filho portador de deficiência. Já Simone Andrade (DEM), teve requerimentos aprovados como o que requer limpeza geral do canal que fica na Quadra 23 do Conjunto Virgem dos Pobres I, e limpeza urbana na Praça do Cruzeiro, no Vergel do Lago.

Os vereadores Maria Aparecida (DEM) e Dudu Ronalsa (PSDB) também tiveram iniciativas aprovadas. A vereadora do DEM teve requerimento aprovado que solicita instalação de gelo baiano e sinalização no cruzamento das Ruas Balbino Lopes e Felix Bandeira, no Vergel do Lago, enquanto que Ronalsa requer que seja feita poda de dois cajuzeiros na Avenida Jaqueira, no Loteamento Parque das Árvores, no bairro do Cidade Universitária.

Fonte: Ascom/Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos